Uma Conversa Informal - Diretora Geral

Imprimir

Senhores pais, cada dia se torna mais urgente uma reflexão e mudanças de atitudes de como melhorar nossa qualidade de vida. Essa qualidade nos é proporcionada por viver de forma saudável, preservar valores e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo em nossas vidas , buscando bons caminhos para que nossa jornada seja o mais suave e assertiva possível.

O consumismo , bem como a concorrência desmesurada do mundo atual, nos afasta em muito de vivermos com qualidade, pois tudo parece ser medido na quantidade, no hoje , no agora e no concreto.

O modelo do núcleo familiar mudou muito nesses últimos tempos e se faz necessário repensar valores.

Não existem ex – pais, ex- mães e, principalmente, ex-filhos. Os pais devem pensar em seus filhos e ter para com eles uma atitude positiva voltada para as condições que se fazem necessárias , seja qual for a faixa etária dos mesmos.

Independente do modelo familiar de cada um, atitudes devem ser tomadas em beneficio dos filhos.

São nossos atos que os educam, muito mais que palavras em forma de conselhos ou ensinamentos.

Sabemos que, hoje, nessa sociedade competitiva, onde os valores estão bem mais ligados ao ter e não ao ser, devemos, entre outras coisas, desenvolver um planejamento orçamentário compatível . com nossas necessidades fundamentais como moradia, alimentação, saúde, educação e lazer e que nos possibilite alcançar melhorias em todos estes pontos conduzindo seus filhos a pensar se questionando o como ele é o como ele quer ser em sua trajetória de vida. Precisamos ainda ter condições para enfrentar situações adversas, como um tratamento urgente de saúde, que pode acontecer de forma inesperada.

O Planejamento Orçamentário Pessoal ( POP ) deve também ser adotado e incentivado entre seus filhos no uso adequado de sua mesada, por exemplo.

Na planilha de custos da família brasileira em geral, EDUCAÇÃO é vista como custo, quando na realidade é um INVESTIMENTO de curto,médio e longo prazo. Esse investimento deve ser considerado desde a primeira infância , quando se inicia a capitalização de conhecimento da criança. O processo educacional a longo prazo exige, desde a saúde adequada do aluno, a escolha da escola, o pagamento das mensalidades, dos serviços contratados, o material didático, os uniformes e as atividades extras que são promovidas pela escola para enriquecer a construção do conhecimento de cada um, como por exemplo, visita a Bienal do Livro, museus, parques temáticos, concertos e lazer compartilhado com o grupo em que está inserido.

Esses compromissos são inadiáveis, pois é na fase da escolaridade formal que se firmam e ampliam os horizontes de cada ser humano.

Portanto, independente do modelo familiar , cabe aos pais pensar em como melhor educar seus filhos e viabilizar o processo educacional, sendo parceiros da escola , não só com o olhar de um investidor, mas também com carinho e atenção que seus filhos merecem.

Nós do CEPRA, estamos com vocês para aprimorar a construção do conhecimento de seus filhos, preparando-os para viver com segurança em todas as fases de suas vidas.

Contamos com os senhores para melhor realizarmos essa tarefa conjunta.

Obrigada pela atenção

Cecília Anderlini

Diretora Geral.

Botucatu,14 de setembro de 2010.