Planejamento 1º Semestre 9º ano (Ciências)

Imprimir

CIÊNCIAS (MARIA AUGUSTA)


Mensagem ao Aluno:-
O educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência (Maturana, 1998).

Objetivos Gerais:-

  • Favorecer o amadurecimento da criticidade científica -tecnológica numa perspectiva humanístico -social e promovendo um novo olhar para as Ciências.

Objetivos Específicos:- (relacionados com as habilidades e competências)

  • Compreender organismo humano e saúde, relacionado conhecimento científico- cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais.
  • Reconhecer a natureza e avaliar a disponibilidade de recursos matérias e energéticos e os processos para sua obtenção e utilização.
  • Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de auto-cuidado, de auto-estima e de respeito ao outro.

Relação de Conteúdos Programáticos:-

  • Modelos cosmológicos.
  • A Ciência e seus modelos.
  • Descrição do movimento.
  • Astronomia e força gravitacional.
  • A força e os átomos.
  • Transformações de energia.
  • A força e o movimento.
  • Transformações dos materiais.

Procedimentos/Estratégias:- (como serão abordados e/ou construídos os conceitos)

  • Aulas expositivas.
  • Aulas práticas.
  • Atividades de pesquisa.
  • Exercícios como tarefas.
  • Vídeos, músicas e filmes.

Instrumentos de Avaliação:- (descrever o instrumento e também o peso quantitativo, inclusive simulados e maratonas)

  • Duas provas bimestrais,- 10 pontos cada.
  • Conceito Social - 04 pontos total.
  • Trabalhos,Relatórios - 06 pontos total.

Media Bimestral= Soma dos Pontos Obtidos pelo aluno (Máximo 30), equivalendo cada 03 pontos à uma nota UM na média.18 pontos= média 6,0 ….30 pontos= média 10,0 

Planejamento 1º Semestre 9º ano (Matemática)

Imprimir

MATEMÁTICA (CRISTIANE)


Mensagem ao Aluno:-
Queridos alunos sejam bem vindos em mais um ano letivo e juntos iremos desvendar os mistérios da matemática no 9 ano,sempre um ajudando ao outro.Desistir jamais.

Objetivos Gerais:-

  • Potencias e radicais; segmentos proporcionais e figuras semelhantes; funções e gráficos; equações do 2 grau; relações métricas no triangulo retângulo.

Objetivos Específicos:- (relacionados com as habilidades e competências)

  • Efetuar cálculos com números reais envolvendo a potenciação; compreender informações envolvendo dados numéricos, especialmente as potencias de 10 e a notação cientifica, de forma analítica e critica; ampliar e reduzir figuras, dada a razão de ampliação ou de redução; utilizar escalas para resolver problemas; identificar polígonos semelhantes;utilizar gráficos cartesianos para representar as funções de 1 e 2 grau; diferentes escritas que representem uma função; identificar raízes de uma função do 2 grau; utilizar equações e sistemas do 2 grau para resolver situações –problemas; reconhecer um triangulo retângulo; identificar a hipotenusa e os catetos de um triangulo retângulo; aplicar o teorema de Pitágoras; aplicar as relações métricas no triângulos retângulos na resolução de problemas.

Relação de Conteúdos Programáticos:-

  • Cálculos com potencias,notação cientifica,operações com radicais; razão entre dois segmentos; segmentos proporcionais; teoremas de Tales; semelhança de triângulos; relações entre grandezas ,noção intuitiva de função, funções reais, funções de 1 grau, função de 2 grau; equações do 2 grau, sistemas de equações do 2 grau ,equações biquadradas ,equações irracionais; triangulo retângulo, teorema de Pitágoras, outras relações métricas no triangulo retângulo, áreas do losango e do trapézio

Procedimentos/Estratégias:- (como serão abordados e/ou construídos os conceitos)

  • Aulas expositivas dialogadas, uso de recursos audiovisuais, lousa, listas de exercícios extras, resolução de exercícios tanto em sala de aula como atividades para casa.

Instrumentos de Avaliação:- (descrever o instrumento e também o peso quantitativo,inclusive simulados e maratonas)

  • Teremos provas,listas valendo pontos,tarefas que serão pontuadas,conceito social,trabalhos.Os valores podem ter mudanças por isso não foi estipulado um exato aqui,apenas o conceito social que vale 5,0.A soma de todas as atividades será de 30 pontos .(sempre podendo ter mudanças)

 

Planejamento 1º Semestre 9º ano (Geografia)

Imprimir

GEOGRAFIA (ÉLEN)


MENSAGEM AO ALUNO

Caro Aluno,
Vamos iniciar o 9° ano, puxa quanto tempo não é mesmo? Esse é último degrau do Ensino Fundamental, e porque não? Vamos fechá-lo com chave de ouro. Nesse semestre aprofundaremos nossos conhecimentos sobre a população mundial e a geopolítica e economia do mundo. Vamos juntos nessa jornada. Bons estudos!

Objetivos Específicos:- (relacionados com as habilidades e competências)

  • Conhecer a distribuição da população mundial.
  • Reconhecer os aspectos demográficos que definem a população mundial.
  • Discutir as diversas formas da Divisão Internacional do Trabalho.
  • Analisar o IDH dos diversos países do mundo.
  • Analisar os fluxos migratórios e os níveis de organização dos espaços.
  • Compreender a organização do espaço mundial durante a Guerra Fria.
  • Reconhecer a Guerra pelo Poder.
  • Avaliar a evolução tecnológica durante a Guerra Fria.
  • Reconhece a Nova Ordem Mundial e a importância da ONU.

Relação de Conteúdos/Conceitos:-

  • Identificaremos os conceitos fundamentais relacionados a população mundial, Estudaremos a migração e seus desdobramentos, como: xenofobia, refugiados, asilo, repatriamento, atração populacional e repulsão populacional.
  • E estudaremos a fundo a Guerra Fria, o Mundo Bipolar, a Desintegração da URSS, a Nova Ordem Mundial e a Cartografia Moderna.

Procedimentos:- (como serão abordados e/ou construídos os conceitos)

  • Aulas expositivas dialogadas, uso de recursos audiovisuais, mapas, fotos e imagens que nos ajudarão a desvendar as particularidades de cada continente. 
  • Resolução de exercícios tanto em sala de aula como atividades para casa.

Instrumentos de Avaliação:- (descrever o instrumento e também o valor)

  • Duas avaliações do professor: 20 pontos
  • Conceito social: 5 pontos
  • Trabalhos e Atividades: somatória de 5 pontos
  • Média pela somatória das notas e divisão por 3.

 

Planejamento 1º Semestre 9º ano (Artes)

Imprimir

ARTES (DANIELA)


Mensagem ao Aluno:-
Caro aluno seja bem vindo!
Espero que você possa expressar suas emoções e aumentar sua percepção para, a cada dia, encontrar o valor da arte em sua vida.

Objetivos Gerais:-

  • - Ampliar o contato com as diferentes linguagens: oral, escrita, sonora e corporal.
  • - Conhecer a si mesmo, a sua cultura e o mundo em que vive.
  • - Saber como ocorre o encontro entre Arte e Cultura.
  • - Formar cidadão sensível, crítico e compromissado com a sociedade.

Objetivos Específicos:- (relacionados com as habilidades e competências)

  • - Compreender as conexões nas artes interativas como elemento de linguagem.
  • - Reconhecer as artes interativas e suas possibilidades tecnológicas como expressão artística.
  • - Conhecer produções das artes interativas e artistas que trabalham esse meio de expressão.
  • - Compreender a relação tempo/espaço nas artes interativas.
  • - Pesquisar e experimentar os recursos oferecidos pelas artes interativas.
  • - Ampliar o repertorio cultural em relação às manifestações relacionadas à linguagem das artes interativas.
  • - Saber argumentar sobre a importância das novas mídias como suporte nas artes interativas.
  • - Conceituar harmonia musical.
  • - Reconhecer a paisagem sonora como elemento musical contemporâneo. 
  • - Experimentar o corpo como fonte sonora para criação musical.
  • - Improvisar arranjos musicais baseados na linguagem da escrita musical.
  • - Selecionar e manipular esteticamente diferentes fontes e materiais utilizados nas composições musicais.

Relação de Conteúdos Programáticos:-

  • - Artes interativas: - elemento de linguagem: conexão. - Conectado ao mundo.
  • - Os valores de um tempo: Antes da arte postal. - Artes interativas.
  • - Paulo Brucky. - Um passeio entre espaços virtuais e interativos na arte.

Música instrumental: - elemento de linguagem: harmonia. - Música contemporânea.

  • - Paisagem sonora. - Hermeto Pascoal. - Um passeio entre sons, instrumentos e harmonias.


Procedimentos/Estratégias:- (como serão abordados e/ou construídos os conceitos)

  • - Aulas expositivas e dialogadas.
  • - Trabalhos individuais e em grupo.
  • - Portfólio do aluno. 
  • - Prova com questões abertas e objetivas.

Instrumentos de Avaliação:- (descrever o instrumento e também o peso quantitativo, inclusive simulados e maratonas)

  • - Avaliação: 10,0
  • - Trabalhos: 10,0
  • - Capa: 5,0
  • - Conceito social: 5,0

 

Planejamento 1º Semestre 9º ano (Inglês)

Imprimir

INGLÊS (GLENDA)


Mensagem ao Aluno:-
"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade." (Albert Einstein).

Objetivos Gerais:-

  • Trabalhar com os diversos tempos verbais apresentados pelo material; Falar sobre experiências de vida; Conhecer sobre trabalhos voluntários, artigos de notícia. Falar sobre planos futuros,de preferências e expressões idiomáticas com animais; Conhecer termos sobre probabilidades e conseqüências; Saber algo mais sobre pintura,fotografia; Dialogar sobre refeições e receitas.

Objetivos Específicos:- (relacionados com as habilidades e competências)

  • Perceber que verbos modais expressam sentido de acordo com a função que exercem em determinado contexto; Ordenar sequências de eventos em um texto; Fazer constantemente auto-avaliação da aprendizagem; Concluir regras com base no uso contextualizado de aspectos da língua. Cooperar com os colegas na resolução de tarefas propostas. Fazer uso adequado de itens gramaticais. Expressar opinião sobre os textos orais e escritos. Concluir que a leitura adicionou informações ao conhecimento de mundo e ao conhecimento textual. Localizar informações implícitas no texto.

Relação de Conteúdos Programáticos:-

  • Revisão dos tempos verbais;
  • Advérbios de tempo;
  • Presente Perfeito;
  • Futuro: Will/begoingto
  • Partes do corpo;
  • Vocabulários sobre alimento;
  • Adjetivos terminados em: less/ful;
  • Fazer promessas;
  • Substantivos contáveis e incontáveis;
  • Frases condicionais.

Procedimentos/Estratégias:- (como serão abordados e/ou construídos os conceitos)

  • Aulas prático-expositivas;
  • Resolução de exercícios;
  • Debates de temas apresentados pelo material didático.

Instrumentos de Avaliação:- (descrever o instrumento e também o peso quantitativo,inclusive simulados e maratonas)

  • PROVA 1 = 10,0 (INDIVIDUAL)
  • PROVA 2 = 10,0 (DUPLA)
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES = 5,0
  • CONCEITO SOCIAL = 5,0

 

CEPRA - Anderlini e Monti
Rua João Vieira de Mello, 45 - CEP 18608-144
Vila Nossa Senhora de Fátima - Botucatu/SP
Fones: (14)3815-2500 | 3815-5845