Enduro Pedagógico (Projetos)

Imprimir

Enduro pedagógico escola CEPRA

 

A escola CEPRA – Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini, realiza no dia 30 de outubro de 2010 o 1º Enduro pedagógico, um projeto inovador que mobilizará os alunos de todo o ensino médio e 9º anos da escola.

O Enduro é uma prova de caminhada em meio a natureza que requer regularidade na caminhada de quem faz a prova. As equipes percorrem uma trilha de tamanho variado seguindo as instruções de uma planilha que contém informações como: distância a ser percorrida entre os pontos de referência, direção com uso de bússola e tempo limite para a realização da prova.

No caso do Enduro pedagógico, a novidade está a cargo da existência dos PA´s, ou seja, pontos de avaliação, onde as equipes terão um tempo limite para a resolução de questões dos conteúdos estudados no decorrer no ano. Neste caso a pontuação da prova não será o limite de tempo para percorrer a trilha, mas o acerto do maior número de questões dentro de um tempo estipulado para cada pergunta.

O objetivo deste projeto é integrar os alunos à natureza e desenvolver habilidades de rapidez e raciocínio sob pressão, neste caso, pressão do tempo. Além destas questões, ampliar os laços da amizade, do companheirismo, e da responsabilidade de trabalhar em conjunto, uma vez que as equipes serão responsáveis pela água e comida consumida durante a prova, o lixo produzido pelas mesmas, e também por trabalhar de maneira organizada a fim de garantir o maior número de pontuação.

Esse tipo de trabalho deve contribuir para ajudar o aluno a vivenciar momentos de sua vida na sociedade, sobretudo no mundo do trabalho onde, destreza, raciocínio rápido e trabalho em equipe são fundamentais para o sucesso do profissional do século 21.

Demerval Saviani, grande pensador da educação sempre apostou que a escola deve possibilitar ao aluno um aprendizado prático daquilo que ele estuda em sala de aula, além de lhe propor desafios para estimular a sua inteligência e seu aprendizado.

Neste momento de grandes mudanças que ocorrem na educação de nosso país, em que a prova do ENEM tem ganhado importância pela modificação na estrutura de avaliação do aprendizado, levando em conta a capacidade do aluno de interpretar as informações das mais variadas maneira, a escola CEPRA, afinada com as últimas mudanças e acompanhando as tendências mais modernas, vem por meio deste projeto, propor aos seus alunos um novo desafio, uma nova maneira de construir o aprendizado, não fixado somente na sala de aula, mas oportunizando outros ambientes de poder fazê-lo.