Roteiro de Aula 18_09_13
Roteiro de Aula 18/09/2013
Das 17h ás 18h e 15min.
Conteúdo:
Biomoléculas (carboidratos, proteínas e lipídios) e Polímeros.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer as estruturas de carboidratos, polissacarídeos, proteínas, moléculas de lipídeos.
- Compreender as propriedades dos aminoácidos.
- Reconhecer uma ligação peptídica.
- Compreender a importância dos ácidos núcleos na formação do DNA.
- Escrever reações de polimerização pela adição ou condensação.
- Conhecer os diversos tipos de polímeros, suas propriedades e aplicações no dia a dia.
Metodologia:
Aula dialógica e explicativa, com apresentação de imagens dos carboidratos, lipídeos, ácidos nucléicos, proteínas.
Recursos:
Lousa, giz, projetor de imagens.
Roteiro de Aula 12_09_13
Roteiro de Aula 12/09/2013
Das 17h ás 18h e 45min.
Conteúdo:
Reações Orgânicas. (Reação de adição, substituição, esterificação, oxidação, combustão, redução)
Objetivos Específicos:
- Indicar os principais produtos das reações orgânicas.
- Ampliar as regras de Markovnikov e de Saytzeff.
- Escrever equações que representem uma esterificação de Fisher.
- Diferenciar sabão e detergente e sua biodegradabilidade.
- Escrever equações que mostram a formação do sabão á partir de triglicérides e soda caustica.
- Explicar de forma sucinta o teste do bafômetro.
- Diferenciar os produtos de uma reação de combustão completa e incompleta.
Metodologia:
- Aula dialógica introdutória.
- Aula dialógica explicativa, com orientação para resolução dos exercícios.
Recursos:
Lousa, giz, jogo molecular para representação das reações orgânicas.
Aula de Campo ao Museu África Brasil
Aula de Campo ao Museu África Brasil
No dia 26 de Setembro ás 7 horas da manhã partimos para nossos destinos, o Parque Ibirapuera em São Paulo, para visitarmos dois museus de grande relevância para a memória nacional: O Museu África Brasil e o Museu de Arte Contemporânea da universidade de SP – USP.
A viajem foi um projeto pensado para área de códigos e linguagens, para complementar o conteúdo estudado nas disciplinas de Arte, Literatura e Língua Portuguesa, como uma aula de Campo, para todo o ensino médio junto com o apoio da direção e coordenação da escola, que organizaram a viajem. Os professores, Sandra, Daniela e Everton Oliveira, ficaram responsáveis em apresentar e acompanhar a visita.
A visita contou com a participação de todas as turmas do Ensino Médio, que puderam vivenciar historias que marcam a cultura nacional, como o casco de um navio negreiro, com todos os objetos da época da escravidão, uma exposição das fotos de Lampião e um grande acerto de objetos e obras de arte com Temática Afro-Brasileira, que datam os primórdios da colonização até os dias de hoje, no Museu África Brasil.
Já no MAC, Museus de Arte Contemporânea podemos ver uma mostra especial de pinturas do modernista Volpi, que trazia suas obras, e também uma exposição de artistas Italianos.
E para finalizar o dia Lanchamos no Shopping, Vila Lobos e Retornamos, ainda mais satisfeitos alimentados de Arte e cheios de estimas para contar.
Ano que vem tem Mais!
Roteiro de Aula 09_10_13
Aulão Temático Roteiro de Aula
09/10/2013 Das 17h ás 18h e 40min. 3º Colegial
Conteúdos:
- Propriedades dos materiais, sistemas e misturas.
- Estrutura dos átomos e tabela periódica.
- Ligações Químicas e forças inter moleculares.
Objetivos:
- Interpretar gráficos de mudanças de estado físico para substancias puras e misturas.
- Compreender as idéias centrais de cada modelo atômico.
- Relacionar tipos de substancias com situações que envolvem impactos ambientais.
- Diferenciar os tipos de ligação.
- Utilizar as ligações e as interações intermoleculares para explicar comportamentos de substancias e relacioná-las com os impactos ambientais.
Estratégias de Ensino:
- Aula dialógica e explicativa.
- Revisão com os alunos, as idéias centrais de cada conteúdo.
Aldeia Tereguá
Aldeia Tereguá – Avaí SP
Os alunos do Ensino Médio, da Escola CEPRA – Botucatu, tiveram a oportunidade de conhecer a Aldeia Tereguá, localizada no Interior de São Paulo – Avaí.
Através de uma Aula de Campo, ministrada pelo Professor de História, Rodrigo Romão, o qual teve a honra de compartilhar á aula com o Cacique AWA OWERA, que também conduziu, a história Indígena no Brasil, e claro falou sobre a criação de sua Tribo, Aldeia Tereguá.
Favorecendo, para que o aprendizado dos alunos do ensino médio, se estendam, e acrescentem um pouco mais de sabedoria sobre a historia indígena e a questão Agrária em nosso País, Seguindo a Lei 11.645 de 1996, que determina o ensino de historia, de cultura Afro-Brasileira e Indígena no Brasil.