- 6º Ano
PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020 - 1a Etapa
TURMA: 6° ano – Língua portuguesa – Professora: Ana Carolina Dessotti

Avaliações dissertativas e objetivas somam um total de 20,0 pontos ao final da etapa.
Todas as tarefas realizadas das seções e trabalhos em sala e extra sala somam um total de 10,0 pontos ao final da etapa.
Olimpíada do Conhecimento – Valor 5,0 pontos
Média: soma dos pontos divididos por 3.5.
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6° ano – DISCIPLINA: Matemática – Professora: Cristiane
UNIDADE
DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE
DE ESTUDO
|
OBJETIVO
ESPECÍFICO
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Recepção dos alunos
|
|
Integrar o aluno a realidade do 6 ano e das especificidade da disciplina
|
Dialogo; apresentação dos alunos; abordar alguns conteúdos já vistos em anos anteriores.
|
Diagnostica
|
5 aulas
|
O que são
números naturais?
|
Sistemas de numeração.
|
Reconhecer o sistema de numeração decimal como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal. Reconhecer o sistema de numeração decimal como oque prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números
racionais em sua representação decimal.
|
Aulas expositivas e dialogadas contextualizando o conteúdo quando possível resolução de exercícios em duplas ou grupos, listas de exercícios para casa.
|
Teremos 3 provas:
1 valor 7,0
2 valor:7,0
3valor:6,0
|
21 aulas
|
|
O que são números decimais?
|
Classificar numeros naturais em primos e compostos, estabelecer relacoes entre numeros, expressas pelos termos “e multiplo de”, “e divisor de”, “e fator de”, e estabelecer, por meio de investigacoes, criterios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1 000. Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias
de múltiplo e de divisor. Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e
números racionais cuja representação decimal é finita,
fazendo uso da reta numérica.
|
Aulas expositivas e dialogadas contextualizando o conteúdo quando possível resolução de exercícios em duplas ou grupos, listas de exercícios para casa.
|
14 aulas
|
O que as frações podem representar
|
Frações e álgebra
|
Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão,identificando frações equivalentes. Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacionar os números a pontos na reta numérica.
|
Aulas expositivas e dialogadas contextualizando o conteúdo quando possível resolução de exercícios em duplas ou grupos, listas de exercícios para casa.
|
10 aulas
|
|
Operaçoes com frações.
|
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos(mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números
naturais, por meio de estratégias variadas, comcompreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora. Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem 7 fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais,cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira e outros.
|
Aulas expositivas e dialogadas contextualizando o conteúdo quando possível resolução de exercícios em duplas ou grupos, listas de exercícios para casa
|
|
8 aulas
|
Todas as Tarefas e trabalhos realizados em sala de aula ou em casa somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.
|
|
Olimpíada do Conhecimento – Valor 5,0 pontos
|
|
Média: soma dos pontos divididos por 3.5.
|
|
PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6° ano – Oficina de Linguagem 1 – Português/redação e leitura
Professoras: Ana Carolina Dessotti e Maria do Carmo
1a Etapa de 27-01-2020 a 30-04-2020
UNIDADE
DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE
DE ESTUDO
|
OBJETIVO
ESPECÍFICO
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Campo de atuação artístico-literário e
Jornalístico-mediático
|
Lendas
Contos populares
Relato de viagem
Bilhete
Mensagem de texto
|
Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões
de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos
olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social
e histórico de sua produção; Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua
escrita;
Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes .
Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.
|
Oficina trabalhada em estações, privilegiando em momentos alternados as seguintes etapas:
Apresentação de textos;
Leitura silenciosa e compartilhada;
Aula dialogada;
Debates com vivências pessoais;
Abordagem de conhecimento prévio do aluno;
Gramática contextualizada
Pesquisa em grupos;
Produções e apresentações
|
Será aplicado o peso de 10 pontos avaliando as seguintes etapas de trabalho:
Competência leitora e escritora;
Capacidade de interação;
Realização de tarefas;
Desenvolvimento do trabalho
|
Lendas e contos populares:
4 semanas
Relato de viagem: 3 semanas
Mensagem de texto e Bilhete: 4 semanas
|
CEPRA – “Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini”
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6° ano – DISCIPLINA: Oficina Linguagem 2 (Língua Inglesa e Espanhola) – Professoras Magda Araújo e Glenda Dallanei

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6º série do Ensino Médio – DISCIPLINA: Educação Física – Professora: Patrícia Seccani e Andreza C. Tagliaferro
UNIDADE
DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE
DE ESTUDO
|
OBJETIVO
ESPECÍFICO
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Boas vindas
|
Quebra-gelo e informações no 1ºdia de aula.
|
Conhecer Prof./aluno;
Regras;
Informações gerais;
|
Roda de conversa
|
___________
|
1 aula
|
Jogos e brincadeiras
|
Brincar
|
Vivenciar conhecimentos prévios;
Melhorar coordenação motora;
Construção de valores;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
Esporte
|
Praticas lúdicas e adaptadas
|
Compreender e identificar.
Trabalho coletivo de individual;
|
Práticas
|
Participação
|
2 aulas
|
Ginástica
|
Diferentes formas da ginástica
|
Reconhecer a diferenças.
Experimentar.
|
Vivências e teorias.
|
Participação
|
3 aulas
|
Praticas meditativas
|
Meditação, Yoga, relaxamento.
|
Conhecer as práticas;
Diferenciar;
Experimentar;
Reconhecer as diferenças;
|
Práticas
|
Participação
|
2 aulas
|
Jogos cooperativos
|
Cooperação
|
Empatia;
Desenvolver trabalho em grupo;
Reconhecer suas capacidades;
|
Vivências
|
Participação
|
3 aulas
|
Danças urbanas
|
Diferentes tipos de manifestações corporais
|
Experimentar;
Identificar as diferenças;
Planejar estratégias de combinações;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
Lutas
|
Lutas no brasil e no mundo
|
Experimentar;
Histórico das lutas;
Diferenciação;
|
Práticas e teoria
|
Participação
|
2 aulas
|
Jogos populares
|
No Brasil e no mundo
|
Histórico;
Múltiplas linguagens
|
Práticas e teoria
|
Participação
|
2 aulas
|
Esportes de campo/rede/parede/invasão
|
Diferentes tipos de esportes
|
Experimentar;
Identificar as diferenças;
Criar estratégias;
Jogo/esporte;
|
Práticas
|
Participação
|
3 aulas
|
Práticas corporais
|
Atividades funcionais
|
Praticar;
Melhora da saúde;
Identificar as necessidade e capacidades;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
Todas as Tarefas realizadas somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.
|
PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6° ano– DISCIPLINA: História – Professor Leandro Mioni

PLANO DE ESTUDOS 1° Etapa – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6º – DISCIPLINA: Ciências – Prof. Matheus Bazoni
O processo de avaliação corresponde ao total de 35 pontos, atribuídos da seguinte forma:
Avaliação dissertativa: 10 pontos
Avaliação objetiva: 10 pontos
Olimpíadas do Conhecimento: 5 pontos
Atividades individuais ou em grupo: 10 pontos
Média: soma dos pontos divididos por 3.5
TURMA: 6º Ano – DISCIPLINA: Oficina Socioemocional I
Professores: Daniela Montanha, Sônia Tassi, Fábio Campos

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6° ano DISCIPLINA: Geografia – Professora Elen Fittipaldi Brasilio Carrega

PLANO DE ENSINO 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA:6º ano/série – DISCIPLINA: projeto temático
Professor (a): Fabiana Venegas Pires

- 7º Ano
-
TURMA: 7° ano – Língua portuguesa – Professora: Ana Carolina Dessotti - 1a Etapa

Planejamento – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7° ano – DISCIPLINA: Oficina de Linguagens-(Português/Redação/Leitura)
Professoras: Ariane e Maria do Carmo
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7° ano – DISCIPLINA: Oficina Linguagem 2 (Língua Inglesa e Espanhola)
Professoras Magda Araújo e Glenda Dallanei
UNIDADE DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE
|
OBJETIVOS
COMPETÊNCIAS /HABILIDADES
|
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
ACOLHIMENTO.
|
|
Integrar os educandos à realidade do 8º ano e das especialidades da disciplina, realizar atividades diagnósticas do conhecimento prévio idioma.
|
Diálogo,
Dinâmica de apresentação, frases uteis para as aulas,
Exercícios de sensibilização ao idioma.
|
Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.
|
|
Apresentações
|
Saudações; Despedidas;
Alfabeto
|
Reconhecer ou recordar as expressões e de saudação;
Apresentar o alfabeto;
Técnicas de soletração.
|
Apresentação das expressões e vocabulários, através de micros diálogos e atividades orais de prática.
|
Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.
|
|
Apresentações
|
Nacionalidades;
Nummerais.
|
Reconhecer ou recordar as nacionalidades;
Reconhecer ou recordar os numerais.
|
Apresentação das expressões e vocabulários, através de micros diálogos e atividades orais de prática.
|
Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.
|
|
Apresentações
|
Profissões;
Estabelecimentos
|
Reconhecer ou recordar as profissões e estabelecimentos.
|
Apresentação das expressões e vocabulários, através de micros diálogos e atividades orais de prática.
|
Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.
|
|
Apresentações
|
Rotina
Partes do corpo.
|
Reconhecer ou recordar o vocabulário sobre as atividades do cotidiano.
|
Apresentação das expressões e vocabulários, através de micros diálogos e atividades orais de prática.
|
Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.
|
|
Apresentações
|
Membros da Família
|
Reconhecer ou recordar o vocabulário sobre membros da família, árvore genealógica.
|
Apresentação das expressões e vocabulários, através de micros diálogos e atividades orais de prática.
|
Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.
|
|
Apresentação do projeto sobre países que falam o idioma. Avaliação = 10 pontos
Avaliação formativa= 10 pontos (observação diária da participação do aluno)
Quiz = 15 pontos (serão realizados mínimo 2 máximo 5 testes de verificação de aprendizagem).
Média da Etapa: a soma de todos os pontos dividida por 3,5
|
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7° ano – DISCIPLINA: Matemática – Professora: Cristiane

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7º série do Ensino Médio – DISCIPLINA: Educação Física – Professora: Patrícia Seccani e Andreza C. Tagliaferro
UNIDADE
DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE
DE ESTUDO
|
OBJETIVO
ESPECÍFICO
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Boas vindas
|
Quebra-gelo e informações no 1ºdia de aula.
|
Conhecer prof/aluno;
Regras;
Informações gerais;
|
Roda de conversa
|
___________
|
1 aula
|
Ginástica
|
Diferentes formas da ginastica
|
Reconhecer a diferenças.
Experimentar.
|
Vivências
|
Participação
|
3 aulas
|
Jogos cooperativos
|
Cooperação
|
Empatia;
Desenvolver trabalho em grupo;
|
Práticas
|
Participação
|
3 aulas
|
Jogos e brincadeiras
|
Brincar
|
Vivenciar conhecimentos prévios;
Melhorar coordenação motora;
Construção de valores;
|
Vivências e teorias.
|
Participação
|
2 aulas
|
Praticas meditativas
|
Meditação, Yoga, relaxamento.
|
Conhecer as práticas;
Diferenciar;
Experimentar;
Reconhecer as diferenças;
|
Práticas
|
Participação
|
2 aulas
|
Esporte
|
Praticas lúdicas e adaptadas
|
Compreender e identificar.
Trabalho coletivo de individual; Reconhecer suas capacidades;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
Danças
|
Diferentes tipos de manifestações corporais mundias
|
Experimentar;
Identificar as diferenças;
Planejar estratégias de combinações;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
Lutas
|
Lutas e suas variações
|
Experimentar;
Histórico das lutas;
Diferenciação;
|
Práticas e teoria
|
Participação
|
2 aulas
|
Jogos populares
|
No Brasil.
|
Histórico;
Multiplas linguagens
|
Práticas e teoria
|
Participação
|
2 aulas
|
Esportes de campo/rede/parede/invasão
|
Diferentes tipos de esportes em grupo e individuais.
|
Experimentar;
Identificar as diferenças;
Criar estratégias;
Jogo/esporte;
|
Práticas
|
Participação
|
3 aulas
|
Praticas corporais
|
Atividades funcionais
|
Praticar;
Melhora da saúde;
Identificar as necessidade e capacidades;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
Todas as Tarefas realizadas somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.
|
TURMA: 7º Ano – DISCIPLINA: Oficina Socioemocional I
Professores: Daniela Montanha, Sônia Tassi, Fábio Campos

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7° ano – DISCIPLINA: História – Professor Leandro Mioni

PLANO DE ESTUDOS 1° Etapa – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7º – DISCIPLINA: Ciências – Prof. Thiago Henrique Diniz

O processo de avaliação corresponde ao total de 35 pontos, atribuídos da seguinte forma:
Avaliação dissertativa: 10 pontos
Avaliação objetiva: 10 pontos
Olimpíadas do Conhecimento: 5 pontos
Atividades individuais ou em grupo: 10 pontos
Média: soma dos pontos divididos por 3.5
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7° ano DISCIPLINA: Geografia – Professora Elen Fittipaldi Brasilio Carrega

TURMA: 7ºano/série – DISCIPLINA: Projeto Temático
Professor (a): Fabiana Venegas Pires

- 8º Ano
-
PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8 ano – DISCIPLINA: Ciências – Prof. Maria Carolina

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8° ano – DISCIPLINA: Língua Portuguesa – Professora: Ariane Indalécio

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8° ano – DISCIPLINA: Matemática – Professor: Guilherme Franco Inocente

TURMA: 8º Ano – DISCIPLINA: Oficina de linguagens
Português/Redação/Leitura- Professoras Ariane e Maria do Carmo
UNIDADE
DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE
DE ESTUDO
|
OBJETIVO
ESPECÍFICO
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Campo de atuação:
Jornalístico -mediático
|
a)Noticia
b)Charge
c)Cartoon
|
a) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos;
b) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes
c) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, cartoon, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
|
Oficina trabalhada em estações privilegiando em momentos alternados as seguintes etapas:
Apresentação de textos;
Leitura silenciosa e compartilhada;
Aula dialogada;
Debates com vivências pessoais;
Abordagem de conhecimento prévio do aluno;
Gramática contextualizada
Pesquisa em grupos;
Produções e apresentações
|
Será aplicado o peso de 10 pontos avaliando as seguintes etapas _de trabalho:
Competência leitora e escritora;
Capacidade de interação;
Realização de tarefas;
Desenvolvimento do trabalho.
|
Notícia:
4 semanas
Charge:
3 semanas
Cartoon:
3 semanas
|
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8º série do Ensino Médio – DISCIPLINA: Educação Física – Professora: Patrícia Seccani e Andreza C. Tagliaferro
UNIDADE
DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE
DE ESTUDO
|
OBJETIVO
ESPECÍFICO
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Boas vindas
|
Quebra-gelo e informações no 1ºdia de aula.
|
Conhecer prof/aluno;
Regras;
Informações gerais;
|
Roda de conversa
|
___________
|
1 aula
|
Praticas corporais
|
Atividades de coordenação
|
Ampliar gesto motor;
Noção corporal;
|
Vivências
|
Participação
|
3 aulas
|
Danças
|
Danças brasileiras
|
Expressão corporal;
Noção espacial e ritmo;
|
Práticas
|
Participação
|
3 aulas
|
Jogos
|
Temáticos
|
Vivenciar conhecimentos prévios;
Melhorar coordenação motora;
Construção de valores;
|
Vivências e teorias
|
Participação
|
2 aulas
|
Jogos e brincadeiras
|
Populares
|
Valorização cultural;
Trabalho em equipe;
Regras;
|
Práticas
|
Participação
|
3 aulas
|
Práticas corporais
|
Praticas físicas e meditação
|
Equilíbrio mente/corpo;
Alivio do stress;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
esporte
|
Exercícios funcionais
|
Experimentar;
Reconhecer seus limites;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
lutas
|
Lutas e suas variações
|
Experimentar;
Histórico das lutas;
Diferenciação;
|
Práticas e teoria
|
Participação
|
2 aulas
|
Jogos cooperativos
|
Formas de cooperação
|
Introduzir a cooperação entre todos;
Incentivar a empatia;
|
Práticas e teoria
|
Participação
|
2 aulas
|
Esportes
|
Esportes de aventura
|
Experimentar;
Identificar os esportes;
Espirito de equipe;
Promover desafios;
Criar estratégia;
|
Práticas
|
Participação
|
2 aulas
|
Pratica corporais
|
Conhecendo o próprio corpo.
|
Praticar;
Melhora da saúde;
Identificar suas necessidades, habilidades e capacidades;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
Todas as Tarefas realizadas somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.
|
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8° ano – DISCIPLINA: Oficina Linguagem 2 (Língua Inglesa e Espanhola) –
Professoras Oriana B. Jaramillo e Glenda Dallanei

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8° ano – DISCIPLINA: História – Professor Leandro Mioni

TURMA: 8º Ano – DISCIPLINA: Oficina Socioemocional I
Professores: Daniela Montanha, Sônia Tassi, Fábio Campos
UNIDADE DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE DE ESTUDO
|
OBJETIVOS
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Pensamento Criativo
Criatividade
Felicidade
|
O despertar do pensamento empreendedor
|
Autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e das outras pessoas com capacidade de lidar com elas e com a pressão do grupo.
|
Acolhimento,
Roda de conversa
Dinâmicas
|
Interesse e participação.
|
1 semana
|
Pensamento Criativo
Criatividade
Felicidade
|
O despertar do pensamento empreendedor
|
Utilização de conhecimento das linguagens artística, multimodal, científica, matemática, digital e tecnológica.
Utilização de tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica, reflexiva e ética.
Compreensão das relações do mundo do trabalho e tomadas de decisões alinhadas ao projeto de vida profissional, pessoal e social.
Argumentação com base em dados, informações e fatos confiáveis para negociar, formular e defender pontos de vista e ideias.
|
Aula expositiva e dialogada, leitura de imagens, audição de músicas, criação de instrumentos com objetos inusitados, trabalhos artísticos.
|
Interesse e participação.
Trabalhos.
Caderno de atividades.
|
6 semanas
|
Pensamento Criativo
Criatividade
Felicidade
|
Em busca da felicidade,
|
Exercício de diálogo, empatia, cooperação e resolução de conflitos, fazendo-se respeitar e promover respeito ao outro.
Utilização de tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica, reflexiva e ética.
ação pessoal e coletiva com responsabilidade, autonomia, resiliência, flexibilidade e determinação.
Desenvolvimento de senso estético, visando valorizar e reconhecer as várias manifestações culturais e artísticas
|
Filme, videoaula, roda de conversa, produção musical com clip, fotografia e câmara escura
|
Interesse e participação.
Trabalhos.
Caderno de atividades.
|
6 Semanas
|
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8° ano DISCIPLINA: Geografia – Professora Elen Fittipaldi Brasilio Carrega

PLANO DE ENSINO 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8º ano/série – DISCIPLINA: projeto temático - Professor (a): Fabiana Venegas Pires
UNIDADE DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE DE ESTUDO
|
OBJETIVO
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Projeto Temático
|
Apresentação do grupo e proposta de trabalho
|
Conhecer a proposta da disciplina;
Apreciar os colegas e suas origens.
|
Dinâmica de grupo para conhecimento dos integrantes do grupo
|
Como foi apreciado o colega
|
1 semana
|
Seleção dos temas e metodologia de trabalho
|
Selecionar e hierarquizar informações, tendo em vista as condições de produção e recepção dos temas.
|
Roda de conversas
Exposição dialogada a respeito de possíveis temas
|
Participação da escolha do tema( proatividade)
|
1 semana
|
Operacionalização do Trabalho
|
Utilizar ferramentas, inclusive digitais, para coleta, análise e representação de dados (imagens, esquemas, tabelas, gráficos, quadros, diagramas, mapas, modelos, representações de sistemas, fluxogramas, mapas conceituais, simulações, aplicativos etc.).
Organizar e/ou hierarquizar informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico discursivas em jogo: causa/efeito; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.
|
Trabalho de Pesquisa
Debates dos resultados preliminares
Construção do produto final
Trabalho em Grupo
|
Resolução do problema e convivência em grupo e cooperação com o outro.
|
5 a 6 semanas
|
|
Conclusão
|
Apresentar o trabalho propriamente dito aos colegas e professor;
Manejar de forma produtiva as críticas, opiniões e sugestões alheias
Orientar modificações visando a melhoria do produto construído
|
Pré - apresentação
Aulas dialógicas-interativas com os alunos apresentando seus resultados
Debates sobre as apresentações dos colegas. (críticas, opiniões e sugestões)
|
Analise do produto e participação dos debates
|
2 semanas
|
|
Apresentação final do produto para a comunidade
|
Utilizar softwares de edição de texto, de imagem e de áudio para editar textos produzidos em várias mídias, explorando os recursos multimídias disponíveis para apresentação final do projeto
|
Apresentação final do projeto a comunidade
|
Analise final do produto e seu manejo nos recursos audiovisuais e apresentação a comunidade
|
1 semana
|
- 9º Ano
-
PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9º ano – DISCIPLINA: Ciências/Biologia – Prof. Maria Carolina
UNIDADE
DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE
DE ESTUDO
|
OBJETIVO
ESPECÍFICO
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Unidade 1: O que é hereditariedade?
Capítulo 1: Genética
|
- Introdução à Genética
|
Entender os conceitos fundamentais da Genética;
Compreender a diferença entre genótipo e fenótipo.
|
Aula expositiva – dialogada, Discussão com os alunos relacionando as características familiares com os conceitos genéticos
Resolução das atividades da apostila e correção
Leitura e interpretação conjunta de texto
|
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento.
|
1 aula
|
|
- A primeira lei de Mendel
- A probabilidade aplicada à Genética
- Dominância completa em seres humanos
- Heredogramas
|
Entender as especificidades e a aplicabilidade da primeira lei de Mendel;
Compreender as regras da probabilidade aplicadas à Genética;
Reconhecer o padrão de dominância completa em seres humanos;
Interpretar heredogramas.
|
Aula expositiva – dialogada
Resolução das atividades da apostila e correção
Leitura e interpretação conjunta de texto
|
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
Lista de exercícios
|
1 aula
|
Unidade 2: Como o ser humano manipula e modifica o DNA?
Capítulo 1: Biotecnologia
|
- Biotecnologia
|
Entender o conceito de biotecnologia e as principais áreas de sua aplicação;
Compreender como é possível identificar indivíduos pelo DNA;
Entender como são realizados os testes de paternidade utilizando a técnica da eletroforese em gel;
Reconhecer a importância do Projeto Genoma Humano.
|
Aula expositiva – dialogada
Resolução das atividades da apostila e correção
Leitura e interpretação conjunta de texto
|
Pesquisa sobre o projeto Genoma Humano
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
|
1 aula
|
|
- Biotecnologia
|
Entender o que é o melhoramento genético e a seleção artificial de espécies;
Compreender o que são os organismos transgênicos;
Entender as técnicas utilizadas para produção de organismos transgênicos.
|
Aula expositiva – dialogada
Aula com slides em Power point
Resolução das atividades da apostila e correção
Leitura e interpretação conjunta de texto
|
Pesquisa sobre organismos transgênicos.
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
|
1 aula
|
Avaliação dissertativa – Valor 6,0 pontos
|
|
- Biotecnologia
|
Entender o que é a clonagem;
Compreender a diferença das técnicas de clonagem gênica reprodutiva e clonagem terapêutica;
Entender a importância das pesquisas com vacinas gênicas.
|
Aula expositiva dialogada
Aula com slides em Power point
Vídeo sobre a ovelha Dolly
Resolução das atividades da apostila e correção
|
Esquematizar os tipos de clonagem (gênica, reprodutiva e terapêutica), descrevendo a finalidade de cada uma.
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
|
1 semana
|
|
- Biotecnologia
|
Compreender o conceito de células-tronco;
Entender a diferença entre células-tronco embrionárias e células-tronco adultas;
Destacar a importância de células-tronco no tratamento de doenças;
Compreender o que é a terapia gênica.
|
Aula expositiva dialogada
Aula com slides em Power point
Resolução das atividades da apostila e correção
|
Mapa mental sobre células tronco
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
|
1 semana
|
Unidade 3: Como os elementos químicos circulam no planeta Terra?
Capítulo 1: Ciclos biogeoquímicos
|
- Ciclos biogeoquímicos
|
Entender o que são os ciclos biogeoquímicos e a importância de cada um deles;
Conhecer os ciclos biogeoquímicos e os processos envolvidos neles;
Identificar como a ação antrópica pode afetar os ciclos biogeoquímicos.
|
Aula expositiva dialogada
Aula com slides em Power point
Resolução das atividades da apostila e correção
|
Esquematizar o ciclo da água, do carbono e do nitrogênio
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
|
1 semana
|
Avaliação Valor 6,0 pontos
|
Todas as tarefas e trabalhos realizados ao longo da etapa somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.
|
Olimpíada do Conhecimento – Valor 5,0 pontos
|
Média: soma dos pontos divididos por 3.5.
|
PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9º ano – DISCIPLINA: Ciências/Física – Prof. Maria Carolina
UNIDADE
DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE
DE ESTUDO
|
OBJETIVO
ESPECÍFICO
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
|
|
Avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios dos alunos sobre física.
|
Aula com esquemas na lousa
Exercícios no caderno
|
|
1 semana
|
Unidade 1: O que é Física e por que ela é importante?
Capítulo 1: Grandezas físicas e unidades de medida.
|
- O que são grandezas físicas?
- Medição.
|
Conceituar grandezas físicas;
Distinguir com clareza grandezas físicas escalares e vetoriais;
Aplicar medição de grandezas físicas.
|
Dinâmica de grupo sobre o que é medição
Aula expositiva – dialogada
Resolução das atividades da apostila e correção
Leitura e interpretação conjunta de texto
|
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento.
|
1 aula
|
|
- Unidades de medida
|
Conhecer os diferentes sistemas de unidades utilizados e em especial o Sistema Internacional de Unidades (SI);
Utilizar corretamente as unidades de medida;
Conhecer os múltiplos e submúltiplos das unidades de medida (prefixos)
Converter as unidades de medida quando houver necessidade.
|
Aula expositiva – dialogada
Análise e discussão de imagens e gráficos
Resolução das atividades da apostila e correção
Leitura e interpretação conjunta de texto
|
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
|
1 aula
|
Capítulo 2: Modelos cosmológicos e movimentos dos astros.
|
- Modelos, teorias e leis;
- Modelos cosmológicos.
|
Diferenciar modelos, teorias e leis;
Entender o modelo geocêntrico, sua evolução e o enfoque dado por Ptolomeu;
Entender o modelo heliocêntrico e sua importância para o desenvolvimento da cosmologia moderna.
|
Aula expositiva – dialogada
Análise e discussão de imagens e gráficos
Resolução das atividades da apostila e correção
Leitura e interpretação conjunta de texto
|
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
|
1 aula
|
|
- Principais movimentos terrestres
- Consequência dos movimentos dos astros
|
Distinguir os principais movimentos realizados pela Terra e suas influências;
Compreender como ocorrem as diferentes estações do ano e suas características;
Conceituar os diferentes tipos de marés e a causa principal de sua formação;
Diferenciar eclipses lunares e solares e como ocorrem;
Conhecer o ciclo da evolução estelar.
|
Aula expositiva – dialogada
Análise e discussão de imagens e gráficos
Resolução das atividades da apostila e correção
Leitura e interpretação conjunta de texto
|
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
|
1 semana
|
Avaliação – Valor 4 pontos
|
Unidade 2: Como descrever o movimento dos corpos?
Capítulo 1: Cinemática.
|
- Conceitos primitivos da Cinemática escalar
- Velocidade escalar média e velocidade instantânea;
- Aceleração escalar média e aceleração instantânea;
- Classificação dos movimentos
- Movimento uniforme
|
Diferenciar ponto material de corpo extenso;
Definir referencial e entender o relativismo que envolve determinadas grandezas para diferentes referenciais;
Diferenciar movimento e repouso e entender o relativismo desses estados para diferentes referenciais;
Definir trajetória de um móvel;
Definir e compreender velocidade média como a taxa de variação do deslocamento escalar;
Definir e compreender aceleração média como a taxa de variação do vetor velocidade escalar;
Classificar os movimentos em progressivo e retrógrado;
Classificar os movimentos em acelerado e retardado;
Definir movimento uniforme (MU)
|
Aula expositiva dialogada
Resolução das atividades da apostila e correção
|
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
Lista de exercícios
|
1 semana
|
|
- Movimento uniformemente variado
- Queda livre e movimento vertical
|
Reconhecer um movimento uniformemente variado (MUV) e descrevê-lo por meio de tabelas, gráficos e equações;
Reconhecer e utilizar as funções horárias do espaço e da velocidade;
Reconhecer e utilizar a equação de Torricelli;
Reconhecer os gráficos Sxt, vxt e axt para um MUV;
Avaliar movimentos de queda livre e lançamento vertical.
|
Vídeo do experimento em câmara à vácuo
Aula expositiva dialogada
Resolução das atividades da apostila e correção
|
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
|
1 semana
|
|
- Noções sobre vetores e composição de movimentos
- Noções sobre lançamento horizontal
|
Definir vetor e realizar operações básicas;
Compreender a composição de movimentos;
Conhecer noções básicas sobre corpos lançados horizontalmente.
|
Aula expositiva dialogada
Resolução das atividades da apostila e correção
|
Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento
|
1 semana
|
Avaliação – Valor 4 pontos
|
Todas as tarefas e trabalhos realizados ao longo da etapa somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.
|
Olimpíada do Conhecimento – Valor 5,0 pontos
|
Média: soma dos pontos divididos por 3.5.
|
PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9° ano Centauro – Língua portuguesa – Professora: Ana Carolina Dessotti

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9° ano Centauro - DISCIPLINA: Matemática – Professor: Bruno Aguiar

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9° ano – DISCIPLINA: Oficina Linguagem 2 (Língua Inglesa e Espanhola) –
Professoras Magda Araújo e Glenda Dallanei

TURMA: 9º Ano – DISCIPLINA: Oficina de Linguagens –
Professoras: Ana Carolina e Maria do Carmo
UNIDADE
DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE
DE ESTUDO
|
OBJETIVO
ESPECÍFICO
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Campo Jornalístico-mediático
|
Reportagens
Entrevista
|
a) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.
b) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
c) Planejar entrevistas orais com pessoas ligadas ao fato noticiado, especialistas etc., como forma de obter dados e informações sobre os fatos cobertos sobre o tema ou questão discutida ou temáticas em estudo, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, partindo do levantamento de informações sobre o entrevistado e sobre a temática e da elaboração de um roteiro de perguntas, garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática, realizar entrevista e fazer edição em áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de reportagem multimidiática, adequando-a a seu contexto de publicação e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
|
Oficina trabalhada em estações privilegiando em momentos alternados as seguintes etapas:
Apresentação de textos;
Leitura silenciosa e compartilhada;
Aula dialogada;
Debates com vivências pessoais;
Abordagem de conhecimento prévio do aluno;
Gramática contextualizada
Pesquisa em grupos;
Produções e apresentações
|
Será aplicado o peso de 10 pontos avaliando as seguintes etapas de trabalho:
Competência leitora e escritora;
Capacidade de interação;
Realização de tarefas;
Desenvolvimento do trabalho.
|
|
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9º série do Ensino Médio – DISCIPLINA: Educação Física – Professora: Patrícia Seccani e Andreza C. Tagliaferro
UNIDADE
DE ESTUDO
|
SUBUNIDADE
DE ESTUDO
|
OBJETIVO
ESPECÍFICO
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Boas vindas
|
Quebra-gelo e informações no 1ºdia de aula.
|
Conhecer prof/aluno;
Regras;
Informações gerais;
|
Roda de conversa
|
___________
|
1 aula
|
Praticas corporais
|
Praticas físicas e meditação
|
Equilíbrio mente/corpo;
Alivio do stress;
|
Vivências
|
Participação
|
3 aulas
|
Esporte
|
Exercícios funcionais
|
Experimentar;
Reconhecer seus limites;
|
Práticas
|
Participação
|
3 aulas
|
Jogos
|
Temáticos
|
Vivenciar conhecimentos prévios;
Melhorar coordenação motora;
Construção de valores;
|
Vivências e teorias
|
Participação
|
2 aulas
|
Jogos e brincadeiras
|
Populares
|
Valorização cultural;
Trabalho em equipe;
Regras;
|
Práticas
|
Participação
|
3 aulas
|
Práticas corporais
|
Atividades de coordenação
|
Ampliar gesto motor;
Noção corporal;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
Danças
|
Danças brasileiras
|
Expressão corporal;
Noção espacial e ritmo;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
Lutas
|
Lutas e suas variações
|
Experimentar;
Histórico das lutas;
Diferenciação;
|
Práticas e teoria
|
Participação
|
2 aulas
|
Jogos cooperativos
|
Formas de cooperação
|
Introduzir a cooperação entre todos;
Incentivar a empatia;
|
Práticas e teoria
|
Participação
|
2 aulas
|
Esportes
|
Esportes de aventura
|
Experimentar;
Identificar os esportes;
Espirito de equipe;
Promover desafios;
Criar estratégia;
|
Práticas
|
Participação
|
2 aulas
|
Pratica corporais
|
Conhecendo o próprio corpo.
|
Praticar;
Melhora da saúde;
Identificar suas necessidades, habilidades e capacidades;
|
Vivências
|
Participação
|
2 aulas
|
Todas as Tarefas realizadas somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.
|
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2019
TURMA: 9° ano – DISCIPLINA: História – Professor Leandro Mioni

TURMA: 9º Ano – DISCIPLINA: Oficina Socioemocional I
Professores: Daniela Montanha, Sônia Tassi, Fábio Campos

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9° ano – DISCIPLINA: Geografia – Professora Elen Fittipaldi Brasilio Carrega

TURMA: 9º ano/série – DISCIPLINA: Projeto Temático Interdisciplinar
Professor: Thiago Henrique Diniz
UNIDADE DE
ESTUDO
|
SUBUNIDADE
DE ESTUDO
|
OBJETIVOS
|
PROCEDIMENTOS
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
|
Projeto Temático
Interdisciplinar
|
Apresentação do grupo e proposta de trabalho
|
Conhecer a proposta da unidade de estudo
Conhecer, reconhecer os membros do grupo e suas origens.
|
Dinâmica de grupo para conhecimento dos integrantes do grupo
|
Não cabe
|
1 semana
|
Seleção dos temas e metodologia de trabalho
|
Compreender as possibilidades de trabalho na disciplina
Identificar os temas de interesse do grupo
Hierarquizar e sistematizar informações relevantes sobre os diferentes temas apontados pelo grupo
Selecionar o tema para desenvolvimento do trabalho
Separar as equipes de trabalho
|
Roda de conversas
Exposição dialogada explorando pós e contra a partir dos temas que surgirem
|
Acompanhamento do desenvolvimento da atividade.
Participação das discussões suscitadas pelo grupo
|
1 semana
|
Operacionalização do Trabalho
|
Utilizar ferramentas de pesquisas para coleta, análise, representação de dados (imagens, esquemas, tabelas, gráficos, quadros, mapas, simulações) e apresentação dos resultados de pesquisa.
Organizar e/ou hierarquizar informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico discursivas em jogo: causa/efeito; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.
Aperfeiçoar a capacidade de observação, raciocínio lógico e criação.
Desenvolver posturas colaborativas
Sistematizar explicações sobre o mundo natural e tecnológico tomando como referência conhecimentos, procedimentos e linguagens próprias da ciência da Natureza
Compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade contemporânea
|
Organizar, estruturar e executar o trabalho de pesquisa
Atendimento individualizado aos grupos de trabalhos para orientações específicas.
Socialização das dificuldades, facilidades e dúvidas encontradas durante a execução do trabalho de pesquisa.
Debates dos resultados preliminares
Construção do produto final
|
Acompanhamento do desenvolvimento da atividade.
Participação das discussões suscitadas pelo grupo
|
5 a 6 semanas
|
Conclusão
|
Apresentar o produto construído aos colegas e professor;
Manejar de forma produtiva as críticas, opiniões e sugestões suscitadas pelos colegas e professor
|
Aula dialógica-interativa com os alunos apresentando seus resultados
Debates sobre as apresentações dos colegas. (críticas, opiniões e sugestões)
Orientações para ajustes nos produtores construídos.
|
Acompanhamento do desenvolvimento da atividade.
Participação das discussões suscitadas pelo grupo
|
2 semanas
|
|
Apresentação final do produto para a comunidade
|
Utilizar softwares específico para editar os produtos construídos, explorando os recursos multimídias disponíveis para apresentação final do projeto
|
Apresentação final do projeto a comunidade
|
Não cabe
|
1 semana
|
PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9º ano – DISCIPLINA: Ciências/Química – Prof. Maria Carolina

- 1º Colegial
-
TURMA: 1º Ano Ensino Médio – DISCIPLINA: Redação – Professora: Maria do Carmo
- 2º Colegial
-
TURMA: 2°ano do Ensino Médio– DISCIPLINA: Química
- 3º Colegial
-
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2019
TURMA: 3º Série Ensino Médio– DISCIPLINA: Literatura – Professora Magda Janaina Martins Araujo