Imprimir

6º Ano

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020 - 1a Etapa
TURMA: 6° ano – Língua portuguesa – Professora: Ana Carolina Dessotti

Avaliações dissertativas e objetivas somam um total de 20,0 pontos ao final da etapa.
Todas as tarefas realizadas das seções e trabalhos em sala e extra sala somam um total de 10,0 pontos ao final da etapa.
Olimpíada do Conhecimento – Valor 5,0 pontos
Média: soma dos pontos divididos por 3.5.

 

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6° ano  – DISCIPLINA: Matemática – Professora: Cristiane

UNIDADE

DE ESTUDO

 

SUBUNIDADE

DE ESTUDO

 

OBJETIVO

ESPECÍFICO

 

PROCEDIMENTOS

 

AVALIAÇÃO

 

PERÍODO

 

Recepção dos alunos

 

Integrar o aluno a realidade do 6 ano e das especificidade da disciplina

Dialogo; apresentação dos alunos; abordar alguns conteúdos já vistos em anos anteriores.

Diagnostica

5 aulas

O que são

números naturais?

Sistemas de numeração.

 

Reconhecer o sistema de numeração decimal como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal. Reconhecer o sistema de numeração decimal como oque prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números

racionais em sua representação decimal.

Aulas expositivas e dialogadas contextualizando o conteúdo quando possível resolução de exercícios em duplas ou grupos, listas de exercícios para casa.

 

Teremos 3 provas:

1 valor 7,0

2 valor:7,0

3valor:6,0

 

21 aulas

 

O que são números decimais?

Classificar numeros naturais em primos e compostos, estabelecer relacoes entre numeros, expressas pelos termos “e multiplo de”, “e divisor de”, “e fator de”, e estabelecer, por meio de investigacoes, criterios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1 000. Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias

de múltiplo e de divisor. Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e

números racionais cuja representação decimal é finita,

fazendo uso da reta numérica.

Aulas expositivas e dialogadas contextualizando o conteúdo quando possível resolução de exercícios em duplas ou grupos, listas de exercícios para casa.

 

14 aulas

O que as frações podem representar

Frações e álgebra

Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão,identificando frações equivalentes. Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacionar os números a pontos na reta numérica.

Aulas expositivas e dialogadas contextualizando o conteúdo quando possível resolução de exercícios em duplas ou grupos, listas de exercícios para casa.

 

10 aulas

 

Operaçoes com frações.

Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos(mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números

naturais, por meio de estratégias variadas, comcompreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora. Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem 7 fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais,cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira e outros.

Aulas expositivas e dialogadas contextualizando o conteúdo quando possível resolução de exercícios em duplas ou grupos, listas de exercícios para casa

 

8 aulas

Todas as Tarefas e trabalhos realizados em sala de aula ou em casa somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.

 

 

Olimpíada do Conhecimento – Valor 5,0 pontos

 

 

Média: soma dos pontos divididos por 3.5.

 

 

 

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6° ano – Oficina de Linguagem 1 – Português/redação e leitura
Professoras: Ana Carolina Dessotti e Maria do Carmo
1a Etapa de 27-01-2020 a 30-04-2020 

UNIDADE

DE ESTUDO

 

SUBUNIDADE

DE ESTUDO

 

OBJETIVO

ESPECÍFICO

PROCEDIMENTOS

 

AVALIAÇÃO

PERÍODO

 

Campo de atuação artístico-literário e

Jornalístico-mediático

Lendas

Contos populares

Relato de viagem

Bilhete

Mensagem de texto

 

 

 

 

 

 

 

 

Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões

de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos

olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social

e histórico de sua produção; Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua

escrita;

 

Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes .

Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.

 

Oficina trabalhada em estações,  privilegiando em momentos alternados as seguintes etapas:

Apresentação de textos;

Leitura silenciosa e compartilhada;

Aula dialogada;

Debates com vivências pessoais;

Abordagem de conhecimento prévio do aluno;

Gramática contextualizada

Pesquisa em grupos;

Produções e apresentações

Será aplicado o peso de 10 pontos avaliando as seguintes etapas de trabalho:

Competência leitora e escritora;

Capacidade de interação;

Realização de tarefas;

Desenvolvimento do trabalho

 

Lendas e contos populares:

4 semanas

 

Relato de viagem: 3 semanas

 

Mensagem de texto e Bilhete: 4 semanas

 

CEPRA – “Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini”
PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6° ano – DISCIPLINA: Oficina Linguagem 2 (Língua Inglesa e Espanhola) – Professoras Magda Araújo e Glenda Dallanei

 

 

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6º série do Ensino Médio – DISCIPLINA: Educação Física – Professora: Patrícia Seccani e Andreza C. Tagliaferro

 

UNIDADE

DE ESTUDO

 

SUBUNIDADE

DE ESTUDO

 

OBJETIVO

ESPECÍFICO

 

PROCEDIMENTOS

 

AVALIAÇÃO

 

PERÍODO

 

Boas vindas

Quebra-gelo e informações no 1ºdia de aula.

Conhecer Prof./aluno;

Regras;

Informações gerais;

Roda de conversa

___________

1 aula

Jogos e brincadeiras

Brincar

Vivenciar conhecimentos prévios;

Melhorar coordenação motora;

Construção de valores;

Vivências

Participação

2 aulas

Esporte

Praticas lúdicas e adaptadas

Compreender e identificar.

Trabalho coletivo de individual;

Práticas

Participação

2 aulas

Ginástica

Diferentes formas da ginástica

Reconhecer a diferenças.

Experimentar.

Vivências e teorias.

Participação

3 aulas

Praticas meditativas

Meditação, Yoga, relaxamento.

Conhecer as práticas;

Diferenciar;

Experimentar;

Reconhecer as diferenças;

Práticas

Participação

2 aulas

Jogos cooperativos

Cooperação

Empatia;

Desenvolver trabalho em grupo;

Reconhecer suas capacidades;

Vivências

Participação

3 aulas

Danças urbanas

Diferentes tipos de manifestações corporais

Experimentar;

Identificar as diferenças;

Planejar estratégias de combinações;

Vivências

Participação

2 aulas

Lutas

Lutas no brasil e no mundo

Experimentar;

Histórico das lutas;

Diferenciação;

Práticas e teoria

Participação

2 aulas

Jogos populares

No Brasil e no mundo

Histórico;

Múltiplas linguagens

Práticas e teoria

Participação

2 aulas

Esportes de campo/rede/parede/invasão

Diferentes tipos de esportes

 

Experimentar;

Identificar as diferenças;

Criar estratégias;

Jogo/esporte;

Práticas

Participação

3 aulas

Práticas corporais

Atividades funcionais

Praticar;

Melhora da saúde;

Identificar as necessidade e capacidades;

Vivências

Participação

2 aulas

Todas as Tarefas realizadas somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.

 

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6° ano– DISCIPLINA: História – Professor Leandro Mioni

 

PLANO DE ESTUDOS 1° Etapa – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6º – DISCIPLINA: Ciências – Prof. Matheus Bazoni

 

 

 

 

O processo de avaliação corresponde ao total de 35 pontos, atribuídos da seguinte forma:
Avaliação dissertativa: 10 pontos
Avaliação objetiva: 10 pontos
Olimpíadas do Conhecimento: 5 pontos
Atividades individuais ou em grupo: 10 pontos
Média: soma dos pontos divididos por 3.5

 

TURMA: 6º Ano – DISCIPLINA: Oficina Socioemocional I
Professores: Daniela Montanha, Sônia Tassi, Fábio Campos

 

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 6° ano DISCIPLINA: Geografia – Professora Elen Fittipaldi Brasilio Carrega

PLANO DE ENSINO 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA:6º ano/série – DISCIPLINA: projeto temático
Professor (a): Fabiana Venegas Pires

 

7º Ano
 

 

 TURMA: 7° ano – Língua portuguesa – Professora: Ana Carolina Dessotti - 1a Etapa

 

Planejamento  – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7° ano  – DISCIPLINA: Oficina de Linguagens-(Português/Redação/Leitura)
Professoras: Ariane e Maria do Carmo

 

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7° ano – DISCIPLINA: Oficina Linguagem 2 (Língua Inglesa e Espanhola) 
Professoras Magda Araújo e Glenda Dallanei  

 

UNIDADE DE ESTUDO

SUBUNIDADE

OBJETIVOS

COMPETÊNCIAS /HABILIDADES

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

AVALIAÇÃO

PERÍODO

ACOLHIMENTO.

 

Integrar os educandos à realidade do 8º ano e das especialidades da disciplina, realizar atividades diagnósticas do conhecimento prévio idioma.

Diálogo,

Dinâmica de apresentação, frases uteis para as aulas,

Exercícios de sensibilização ao idioma.

Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.

 

 

Apresentações

 

Saudações; Despedidas;

Alfabeto

 

 

 

Reconhecer ou recordar as expressões e de saudação;

Apresentar o alfabeto;

Técnicas de soletração.

 

 

Apresentação das expressões e vocabulários, através de micros diálogos e atividades orais de prática.

Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.

 

 

Apresentações

 

Nacionalidades;

Nummerais.

Reconhecer ou recordar as nacionalidades;

Reconhecer ou recordar os numerais.

 

 

 

Apresentação das expressões e vocabulários, através de micros diálogos e atividades orais de prática.

Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.

 

Apresentações

Profissões;

Estabelecimentos

 

Reconhecer ou recordar as profissões e estabelecimentos.

 

Apresentação das expressões e vocabulários, através de micros diálogos e atividades orais de prática.

Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.

 

 

Apresentações

 

Rotina

Partes do corpo.

 

Reconhecer ou recordar o vocabulário sobre as atividades do cotidiano.

 

Apresentação das expressões e vocabulários, através de micros diálogos e atividades orais de prática.

Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.

 

 

Apresentações

 

 

Membros da Família

 

Reconhecer ou recordar o vocabulário sobre membros da família, árvore genealógica.

 

 Apresentação das expressões e vocabulários, através de micros diálogos e atividades orais de prática.

Será avaliada a participação e comprometimento dos educandos durante a execução das atividades propostas.

 

Apresentação do projeto sobre países  que falam o idioma.  Avaliação = 10 pontos

Avaliação formativa= 10 pontos (observação diária da participação do aluno)

Quiz = 15 pontos (serão realizados mínimo 2 máximo 5 testes de verificação de aprendizagem).

Média da Etapa: a soma de todos os pontos dividida por 3,5

 

 PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7° ano  – DISCIPLINA: Matemática – Professora: Cristiane

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7º série do Ensino Médio – DISCIPLINA: Educação Física – Professora: Patrícia Seccani e Andreza C. Tagliaferro

UNIDADE

DE ESTUDO

 

SUBUNIDADE

DE ESTUDO

 

OBJETIVO

ESPECÍFICO

 

PROCEDIMENTOS

 

AVALIAÇÃO

 

PERÍODO

 

Boas vindas

Quebra-gelo e informações no 1ºdia de aula.

Conhecer prof/aluno;

Regras;

Informações gerais;

Roda de conversa

___________

1 aula

Ginástica

Diferentes formas da ginastica

Reconhecer a diferenças.

Experimentar.

Vivências

Participação

3 aulas

Jogos cooperativos

Cooperação

Empatia;

Desenvolver trabalho em grupo;

 

Práticas

Participação

3 aulas

Jogos e brincadeiras

Brincar

Vivenciar conhecimentos prévios;

Melhorar coordenação motora;

Construção de valores;

Vivências e teorias.

Participação

2 aulas

Praticas meditativas

Meditação, Yoga, relaxamento.

Conhecer as práticas;

Diferenciar;

Experimentar;

Reconhecer as diferenças;

Práticas

Participação

2 aulas

Esporte

Praticas lúdicas e adaptadas

Compreender e identificar.

Trabalho coletivo de individual; Reconhecer suas capacidades;

Vivências

Participação

2 aulas

Danças

Diferentes tipos de manifestações corporais mundias

Experimentar;

Identificar as diferenças;

Planejar estratégias de combinações;

Vivências

Participação

2 aulas

Lutas

Lutas e suas variações

Experimentar;

Histórico das lutas;

Diferenciação;

Práticas e teoria

Participação

2 aulas

Jogos populares

No Brasil.

Histórico;

Multiplas linguagens

Práticas e teoria

Participação

2 aulas

Esportes de campo/rede/parede/invasão

Diferentes tipos de esportes em grupo e individuais.

 

Experimentar;

Identificar as diferenças;

Criar estratégias;

Jogo/esporte;

Práticas

Participação

3 aulas

Praticas corporais

Atividades funcionais

Praticar;

Melhora da saúde;

Identificar as necessidade e capacidades;

Vivências

Participação

2 aulas

Todas as Tarefas realizadas somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 TURMA: 7º Ano – DISCIPLINA: Oficina Socioemocional I 
Professores: Daniela Montanha, Sônia Tassi, Fábio Campos

 PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7° ano  – DISCIPLINA: História – Professor Leandro Mioni

 

 

PLANO DE ESTUDOS 1° Etapa – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7º – DISCIPLINA: Ciências – Prof. Thiago Henrique Diniz

O processo de avaliação corresponde ao total de 35 pontos, atribuídos da seguinte forma:
Avaliação dissertativa: 10 pontos
Avaliação objetiva: 10 pontos
Olimpíadas do Conhecimento: 5 pontos
Atividades individuais ou em grupo: 10 pontos
Média: soma dos pontos divididos por 3.5

 

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 7° ano DISCIPLINA: Geografia – Professora Elen Fittipaldi Brasilio Carrega

 

TURMA:   7ºano/série – DISCIPLINA:  Projeto Temático
 Professor (a): Fabiana Venegas Pires

 

 

8º Ano

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8 ano – DISCIPLINA: Ciências – Prof. Maria Carolina

 

 PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8° ano  – DISCIPLINA: Língua Portuguesa  – Professora: Ariane Indalécio 

 

 PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8° ano – DISCIPLINA: Matemática – Professor: Guilherme Franco Inocente

 TURMA: 8º Ano – DISCIPLINA: Oficina de linguagens
Português/Redação/Leitura- Professoras Ariane e Maria do Carmo 

UNIDADE

DE ESTUDO

 

SUBUNIDADE

DE ESTUDO

 

OBJETIVO

ESPECÍFICO

 

PROCEDIMENTOS

 

AVALIAÇÃO

 

PERÍODO

 

Campo de atuação:

Jornalístico -mediático

a)Noticia

 

 

 

b)Charge

 

 

 

      c)Cartoon

a)       Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos;

b)       Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes

c)       Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, cartoon, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

Oficina trabalhada em estações  privilegiando em momentos alternados as seguintes etapas:

 

Apresentação de textos;

Leitura silenciosa e compartilhada;

Aula dialogada;

Debates com vivências pessoais;

Abordagem de conhecimento prévio do aluno;

Gramática contextualizada

Pesquisa em grupos;

Produções e apresentações

Será aplicado o peso de 10 pontos avaliando as seguintes etapas _de trabalho:

Competência leitora e escritora;

Capacidade de interação;

Realização de tarefas;

Desenvolvimento do trabalho.

Notícia:

4 semanas

 

Charge:

3 semanas

 

Cartoon:

 

3 semanas

 

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8º série do Ensino Médio – DISCIPLINA: Educação Física – Professora: Patrícia Seccani e Andreza C. Tagliaferro

UNIDADE

DE ESTUDO

 

SUBUNIDADE

DE ESTUDO

 

OBJETIVO

ESPECÍFICO

 

PROCEDIMENTOS

 

AVALIAÇÃO

 

PERÍODO

 

Boas vindas

Quebra-gelo e informações no 1ºdia de aula.

Conhecer prof/aluno;

Regras;

Informações gerais;

Roda de conversa

___________

1 aula

Praticas corporais

Atividades de coordenação

Ampliar gesto motor;

Noção corporal;

Vivências

Participação

3 aulas

Danças

Danças brasileiras

Expressão corporal;

Noção espacial e ritmo;

 

Práticas

Participação

3 aulas

Jogos

Temáticos

Vivenciar conhecimentos prévios;

Melhorar coordenação motora;

Construção de valores;

Vivências e teorias

Participação

2 aulas

Jogos e brincadeiras

Populares

Valorização cultural;

Trabalho em equipe;

Regras;

Práticas

Participação

3 aulas

Práticas corporais

Praticas físicas e meditação

Equilíbrio mente/corpo;

Alivio do stress;

Vivências

Participação

2 aulas

esporte

Exercícios funcionais

Experimentar;

Reconhecer seus limites;

Vivências

Participação

2 aulas

lutas

Lutas e suas variações

Experimentar;

Histórico das lutas;

Diferenciação;

Práticas e teoria

Participação

2 aulas

Jogos cooperativos

Formas de cooperação

Introduzir a cooperação entre todos;

Incentivar a empatia;

Práticas e teoria

Participação

2 aulas

Esportes

Esportes de aventura

 

Experimentar;

Identificar os esportes;

Espirito de equipe;

Promover desafios;

Criar estratégia;

Práticas

Participação

2 aulas

Pratica corporais

Conhecendo o próprio corpo.

Praticar;

Melhora da saúde;

Identificar suas necessidades, habilidades e capacidades;

Vivências

Participação

2 aulas

Todas as Tarefas realizadas somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020

TURMA: 8° ano – DISCIPLINA: Oficina Linguagem 2 (Língua Inglesa e Espanhola) –
Professoras Oriana B. Jaramillo e Glenda Dallanei

 

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8° ano – DISCIPLINA: História – Professor Leandro Mioni

 

TURMA: 8º Ano – DISCIPLINA: Oficina Socioemocional I 
Professores: Daniela Montanha, Sônia Tassi, Fábio Campos

 

 

 UNIDADE DE        ESTUDO

 

SUBUNIDADE 
DE ESTUDO

 

OBJETIVOS

 

 PROCEDIMENTOS

 

 AVALIAÇÃO

 

 PERÍODO

Pensamento Criativo

 

Criatividade

 

Felicidade

O despertar do pensamento empreendedor

Autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e das outras pessoas com capacidade de lidar com elas e com a pressão do grupo.

 Acolhimento,

 Roda de conversa

 Dinâmicas

 Interesse e participação.

1 semana

 

Pensamento Criativo

 

Criatividade

 

Felicidade

O despertar do pensamento empreendedor

Utilização de conhecimento das linguagens artística, multimodal, científica, matemática, digital e tecnológica.

Utilização de tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica, reflexiva e ética.

Compreensão das relações do mundo do trabalho e tomadas de decisões alinhadas ao projeto de vida profissional, pessoal e social.

Argumentação com base em dados, informações e fatos confiáveis para negociar, formular e defender pontos de vista e ideias.

Aula expositiva e dialogada, leitura de imagens, audição de músicas, criação de instrumentos com objetos inusitados, trabalhos artísticos.

 Interesse e participação.

 

 Trabalhos.

 

 Caderno de atividades.

6 semanas

 

Pensamento Criativo

 

Criatividade

Felicidade

Em busca da felicidade,

Exercício de diálogo, empatia, cooperação e resolução de conflitos, fazendo-se respeitar e promover respeito ao outro.

 

Utilização de tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica, reflexiva e ética.

 

ação pessoal e coletiva com responsabilidade, autonomia, resiliência, flexibilidade e determinação.

 

Desenvolvimento de senso estético, visando valorizar e reconhecer as várias manifestações culturais e artísticas

 

 

Filme, videoaula, roda de conversa, produção musical com clip, fotografia e câmara escura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Interesse e participação.

 

Trabalhos.

 

Caderno de atividades.

6 Semanas

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8° ano DISCIPLINA: Geografia – Professora Elen Fittipaldi Brasilio Carrega

 PLANO DE ENSINO 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 8º ano/série – DISCIPLINA: projeto temático - Professor (a): Fabiana Venegas Pires

 

 

UNIDADE DE ESTUDO

 

SUBUNIDADE DE ESTUDO

 

OBJETIVO

 

 

PROCEDIMENTOS

 

 

AVALIAÇÃO

 

 

PERÍODO

 

Projeto Temático

Apresentação do grupo e proposta de trabalho

Conhecer a proposta da disciplina;

Apreciar os colegas e suas origens.

Dinâmica de grupo para conhecimento dos integrantes do grupo

Como foi apreciado o colega

1 semana

Seleção dos temas e metodologia de trabalho

Selecionar e hierarquizar informações, tendo em vista as condições de produção e recepção dos temas.

Roda de conversas

 

Exposição dialogada a respeito de possíveis temas

Participação da escolha do tema( proatividade)

1 semana

Operacionalização do Trabalho

Utilizar ferramentas, inclusive digitais, para coleta, análise e representação de dados (imagens, esquemas, tabelas, gráficos, quadros, diagramas, mapas, modelos, representações de sistemas, fluxogramas, mapas conceituais, simulações, aplicativos etc.).

Organizar e/ou hierarquizar informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico discursivas em jogo: causa/efeito; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.

 

 

Trabalho de Pesquisa

 

Debates dos resultados preliminares

 

Construção do produto final

 

Trabalho em Grupo

Resolução do problema e convivência em grupo e cooperação com o outro.

5 a 6 semanas

 

Conclusão

Apresentar o trabalho propriamente dito aos colegas e professor;

Manejar de forma produtiva as críticas, opiniões e sugestões alheias

Orientar modificações visando a melhoria do produto construído

 

 

Pré - apresentação

 

Aulas dialógicas-interativas com os alunos apresentando seus resultados

 

Debates sobre as apresentações dos colegas. (críticas, opiniões e sugestões)

Analise do produto e participação dos debates

2 semanas

 

Apresentação final do produto para a comunidade

Utilizar softwares de edição de texto, de imagem e de áudio para editar textos produzidos em várias mídias, explorando os recursos multimídias disponíveis para apresentação final do projeto

Apresentação final do projeto a comunidade

Analise final do produto e seu manejo nos recursos audiovisuais e apresentação a comunidade

1 semana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 9º Ano

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9º ano – DISCIPLINA: Ciências/Biologia – Prof. Maria Carolina

 

UNIDADE

DE ESTUDO

 

SUBUNIDADE

DE ESTUDO

 

OBJETIVO

ESPECÍFICO

 

PROCEDIMENTOS

 

AVALIAÇÃO

 

PERÍODO

 

Unidade 1: O que é hereditariedade?

Capítulo 1: Genética

- Introdução à Genética

 

Entender os conceitos fundamentais da Genética;

Compreender a diferença entre genótipo e fenótipo.

 

Aula expositiva – dialogada, Discussão com os alunos relacionando as características familiares com os conceitos genéticos

Resolução das atividades da apostila e correção

Leitura e interpretação conjunta de texto

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento.

1 aula

 

 

- A primeira lei de Mendel

- A probabilidade aplicada à Genética

- Dominância completa em seres humanos

- Heredogramas

Entender as especificidades e a aplicabilidade da primeira lei de Mendel;

Compreender as regras da probabilidade aplicadas à Genética;

Reconhecer o padrão de dominância completa em seres humanos;

Interpretar heredogramas.

Aula expositiva – dialogada

Resolução das atividades da apostila e correção

Leitura e interpretação conjunta de texto

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

Lista de exercícios

1 aula

Unidade 2: Como o ser humano manipula e modifica o DNA?

Capítulo 1: Biotecnologia

- Biotecnologia

Entender o conceito de biotecnologia e as principais áreas de sua aplicação;

Compreender como é possível identificar indivíduos pelo DNA;

Entender como são realizados os testes de paternidade utilizando a técnica da eletroforese em gel;

Reconhecer a importância do Projeto Genoma Humano.

Aula expositiva – dialogada

Resolução das atividades da apostila e correção

Leitura e interpretação conjunta de texto

Pesquisa sobre o projeto Genoma Humano

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

1 aula

 

- Biotecnologia

Entender o que é o melhoramento genético e a seleção artificial de espécies;

Compreender o que são os organismos transgênicos;

Entender as técnicas utilizadas para produção de organismos transgênicos.

Aula expositiva – dialogada

Aula com slides em Power point

Resolução das atividades da apostila e correção

Leitura e interpretação conjunta de texto

Pesquisa sobre organismos transgênicos.

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

1 aula

Avaliação dissertativa – Valor 6,0 pontos

 

- Biotecnologia

Entender o que é a clonagem;

Compreender a diferença das técnicas de clonagem gênica reprodutiva e clonagem terapêutica;

Entender a importância das pesquisas com vacinas gênicas.

Aula expositiva dialogada

Aula com slides em Power point

Vídeo sobre a ovelha Dolly

Resolução das atividades da apostila e correção

 

Esquematizar os tipos de clonagem (gênica, reprodutiva e terapêutica), descrevendo a finalidade de cada uma.

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

1 semana

 

- Biotecnologia

Compreender o conceito de células-tronco;

Entender a diferença entre células-tronco embrionárias e células-tronco adultas;

Destacar a importância de células-tronco no tratamento de doenças;

Compreender o que é a terapia gênica.

Aula expositiva dialogada

Aula com slides em Power point

Resolução das atividades da apostila e correção

 

Mapa mental sobre células tronco

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

1 semana

Unidade 3: Como os elementos químicos circulam no planeta Terra?

Capítulo 1: Ciclos biogeoquímicos

- Ciclos biogeoquímicos

Entender o que são os ciclos biogeoquímicos e a importância de cada um deles;

Conhecer os ciclos biogeoquímicos e os processos envolvidos neles;

Identificar como a ação antrópica pode afetar os ciclos biogeoquímicos.

Aula expositiva dialogada

Aula com slides em Power point

Resolução das atividades da apostila e correção

 

 

Esquematizar o ciclo da água, do carbono e do nitrogênio

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

1 semana

Avaliação Valor 6,0 pontos

Todas as tarefas e trabalhos realizados ao longo da etapa somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.

Olimpíada do Conhecimento – Valor 5,0 pontos

Média: soma dos pontos divididos por 3.5.

 

 

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9º ano – DISCIPLINA: Ciências/Física – Prof. Maria Carolina

 

UNIDADE

DE ESTUDO

 

SUBUNIDADE

DE ESTUDO

 

OBJETIVO

ESPECÍFICO

 

PROCEDIMENTOS

 

AVALIAÇÃO

 

PERÍODO

 

 

 

Avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios dos alunos sobre física.

Aula com esquemas na lousa

Exercícios no caderno

 

1 semana

Unidade 1: O que é Física e por que ela é importante?

Capítulo 1: Grandezas físicas e unidades de medida.

- O que são grandezas físicas?

- Medição.

Conceituar grandezas físicas;

Distinguir com clareza grandezas físicas escalares e vetoriais;

Aplicar medição de grandezas físicas.

Dinâmica de grupo sobre o que é medição

Aula expositiva – dialogada

Resolução das atividades da apostila e correção

Leitura e interpretação conjunta de texto

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento.

1 aula

 

- Unidades de medida

Conhecer os diferentes sistemas de unidades utilizados e em especial o Sistema Internacional de Unidades (SI);

Utilizar corretamente as unidades de medida;

Conhecer os múltiplos e submúltiplos das unidades de medida (prefixos)

Converter as unidades de medida quando houver necessidade.

Aula expositiva – dialogada

Análise e discussão de imagens e gráficos

Resolução das atividades da apostila e correção

Leitura e interpretação conjunta de texto

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

1 aula

Capítulo 2: Modelos cosmológicos e movimentos dos astros.

- Modelos, teorias e leis;

- Modelos cosmológicos.

Diferenciar modelos, teorias e leis;

Entender o modelo geocêntrico, sua evolução e o enfoque dado por Ptolomeu;

Entender o modelo heliocêntrico e sua importância para o desenvolvimento da cosmologia moderna.

Aula expositiva – dialogada

Análise e discussão de imagens e gráficos

Resolução das atividades da apostila e correção

Leitura e interpretação conjunta de texto

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

1 aula

 

- Principais movimentos terrestres

- Consequência dos movimentos dos astros

Distinguir os principais movimentos realizados pela Terra e suas influências;

Compreender como ocorrem as diferentes estações do ano e suas características;

Conceituar os diferentes tipos de marés e a causa principal de sua formação;

Diferenciar eclipses lunares e solares e como ocorrem;

Conhecer o ciclo da evolução estelar.

Aula expositiva – dialogada

Análise e discussão de imagens e gráficos

Resolução das atividades da apostila e correção

Leitura e interpretação conjunta de texto

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

1 semana

Avaliação – Valor 4 pontos

Unidade 2: Como descrever o movimento dos corpos?

Capítulo 1: Cinemática.

 

- Conceitos primitivos da Cinemática escalar

- Velocidade escalar média e velocidade instantânea;

- Aceleração escalar média e aceleração instantânea;

- Classificação dos movimentos

- Movimento uniforme

 

Diferenciar ponto material de corpo extenso;

Definir referencial e entender o relativismo que envolve determinadas grandezas para diferentes referenciais;

Diferenciar movimento e repouso e entender o relativismo desses estados para diferentes referenciais;

Definir trajetória de um móvel;

Definir e compreender velocidade média como a taxa de variação do deslocamento escalar;

Definir e compreender aceleração média como a taxa de variação do vetor velocidade escalar;

Classificar os movimentos em progressivo e retrógrado;

Classificar os movimentos em acelerado e retardado;

Definir movimento uniforme (MU)

Aula expositiva dialogada

Resolução das atividades da apostila e correção

 

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

Lista de exercícios

1 semana

 

- Movimento uniformemente variado

- Queda livre e movimento vertical

 

Reconhecer um movimento uniformemente variado (MUV) e descrevê-lo por meio de tabelas, gráficos e equações;

Reconhecer e utilizar as funções horárias do espaço e da velocidade;

Reconhecer e utilizar a equação de Torricelli;

Reconhecer os gráficos Sxt, vxt e axt para um MUV;

Avaliar movimentos de queda livre e lançamento vertical.

Vídeo do experimento em câmara à vácuo

Aula expositiva dialogada

Resolução das atividades da apostila e correção

 

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

1 semana

 

- Noções sobre vetores e composição de movimentos

- Noções sobre lançamento horizontal

Definir vetor e realizar operações básicas;

Compreender a composição de movimentos;

Conhecer noções básicas sobre corpos lançados horizontalmente.

 

Aula expositiva dialogada

Resolução das atividades da apostila e correção

 

 

Tarefa de casa: Seções Parada complementar e Teste seu conhecimento

1 semana

Avaliação – Valor 4 pontos

Todas as tarefas e trabalhos realizados ao longo da etapa somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.

Olimpíada do Conhecimento – Valor 5,0 pontos

Média: soma dos pontos divididos por 3.5.

 

 

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9° ano Centauro – Língua portuguesa – Professora: Ana Carolina Dessotti

 

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9° ano Centauro - DISCIPLINA: Matemática – Professor: Bruno Aguiar

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9° ano – DISCIPLINA: Oficina Linguagem 2 (Língua Inglesa e Espanhola) –
Professoras Magda Araújo e Glenda Dallanei

 

TURMA: 9º Ano – DISCIPLINA: Oficina de Linguagens –
Professoras: Ana Carolina e Maria do Carmo

 

UNIDADE

DE ESTUDO

 

SUBUNIDADE

DE ESTUDO

 

OBJETIVO

ESPECÍFICO

 

PROCEDIMENTOS

 

AVALIAÇÃO

 

PERÍODO

 

Campo Jornalístico-mediático

Reportagens

 

 

Entrevista

a)       Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.

b)       Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.

c)       Planejar entrevistas orais com pessoas ligadas ao fato noticiado, especialistas etc., como forma de obter dados e informações sobre os fatos cobertos sobre o tema ou questão discutida ou temáticas em estudo, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, partindo do levantamento de informações sobre o entrevistado e sobre a temática e da elaboração de um roteiro de perguntas, garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática, realizar entrevista e fazer edição em áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de reportagem multimidiática, adequando-a a seu contexto de publicação e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

Oficina trabalhada em estações  privilegiando em momentos alternados as seguintes etapas:

 

Apresentação de textos;

Leitura silenciosa e compartilhada;

Aula dialogada;

Debates com vivências pessoais;

Abordagem de conhecimento prévio do aluno;

Gramática contextualizada

Pesquisa em grupos;

Produções e apresentações

Será aplicado o peso de 10 pontos avaliando as seguintes etapas de trabalho:

Competência leitora e escritora;

Capacidade de interação;

Realização de tarefas;

Desenvolvimento do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9º série do Ensino Médio – DISCIPLINA: Educação Física – Professora: Patrícia Seccani e Andreza C. Tagliaferro

 

UNIDADE

DE ESTUDO

 

SUBUNIDADE

DE ESTUDO

 

OBJETIVO

ESPECÍFICO

 

PROCEDIMENTOS

 

AVALIAÇÃO

 

PERÍODO

 

Boas vindas

Quebra-gelo e informações no 1ºdia de aula.

Conhecer prof/aluno;

Regras;

Informações gerais;

Roda de conversa

___________

1 aula

Praticas corporais

Praticas físicas e meditação

Equilíbrio mente/corpo;

Alivio do stress;

 

Vivências

Participação

3 aulas

Esporte

Exercícios funcionais

Experimentar;

Reconhecer seus limites;

Práticas

Participação

3 aulas

 Jogos

Temáticos

Vivenciar conhecimentos prévios;

Melhorar coordenação motora;

Construção de valores;

Vivências e teorias

Participação

2 aulas

Jogos e brincadeiras

Populares

Valorização cultural;

Trabalho em equipe;

Regras;

Práticas

Participação

3 aulas

Práticas corporais

Atividades de coordenação

Ampliar gesto motor;

Noção corporal;

Vivências

Participação

2 aulas

Danças

Danças brasileiras

Expressão corporal;

Noção espacial e ritmo;

Vivências

Participação

2 aulas

Lutas

Lutas e suas variações

Experimentar;

Histórico das lutas;

Diferenciação;

Práticas e teoria

Participação

2 aulas

Jogos cooperativos

Formas de cooperação

Introduzir a cooperação entre todos;

Incentivar a empatia;

Práticas e teoria

Participação

2 aulas

Esportes

Esportes de aventura

 

Experimentar;

Identificar os esportes;

Espirito de equipe;

Promover desafios;

Criar estratégia;

Práticas

Participação

2 aulas

Pratica corporais

Conhecendo o próprio corpo.

Praticar;

Melhora da saúde;

Identificar suas necessidades, habilidades e capacidades;

Vivências

Participação

2 aulas

Todas as Tarefas realizadas somam um total de 10,0 pontos ao final da Etapa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2019
TURMA: 9° ano – DISCIPLINA: História – Professor Leandro Mioni

TURMA: 9º Ano – DISCIPLINA: Oficina Socioemocional I
Professores: Daniela Montanha, Sônia Tassi, Fábio Campos

 

 

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9° ano – DISCIPLINA: Geografia – Professora Elen Fittipaldi Brasilio Carrega

 

TURMA: 9º ano/série – DISCIPLINA: Projeto Temático Interdisciplinar
Professor: Thiago Henrique Diniz 

UNIDADE DE

ESTUDO

SUBUNIDADE

DE ESTUDO

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS

AVALIAÇÃO

PERÍODO

Projeto Temático

Interdisciplinar

Apresentação do grupo e proposta de trabalho

Conhecer a proposta da unidade de estudo

 

Conhecer, reconhecer os membros do grupo e suas origens.

 

Dinâmica de grupo para conhecimento dos integrantes do grupo

Não cabe

1 semana

Seleção dos temas e metodologia de trabalho

Compreender as possibilidades de trabalho na disciplina

 

Identificar os temas de interesse do grupo

 

Hierarquizar e sistematizar informações relevantes sobre os diferentes temas apontados pelo grupo

 

Selecionar o tema para desenvolvimento do trabalho

 

Separar as equipes de trabalho

 

Roda de conversas

 

Exposição dialogada explorando pós e contra a partir dos temas que surgirem

Acompanhamento do desenvolvimento da atividade.

 

Participação das discussões suscitadas pelo grupo

1 semana

Operacionalização do Trabalho

Utilizar ferramentas de pesquisas para coleta, análise, representação de dados (imagens, esquemas, tabelas, gráficos, quadros, mapas, simulações) e apresentação dos resultados de pesquisa.

 

Organizar e/ou hierarquizar informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico discursivas em jogo: causa/efeito; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.

 

Aperfeiçoar a capacidade de observação, raciocínio lógico e criação.

 

Desenvolver posturas colaborativas

 

Sistematizar explicações sobre o mundo natural e tecnológico tomando como referência conhecimentos, procedimentos e linguagens próprias da ciência da Natureza

 

Compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade contemporânea

 

Organizar, estruturar e executar o trabalho de pesquisa

 

Atendimento individualizado aos grupos de trabalhos para orientações específicas.

 

Socialização das dificuldades, facilidades e dúvidas encontradas durante a execução do trabalho de pesquisa.

 

Debates dos resultados preliminares

 

Construção do produto final

 

 

 

 

Acompanhamento do desenvolvimento da atividade.

 

Participação das discussões suscitadas pelo grupo

5 a 6 semanas

Conclusão

Apresentar o produto construído aos colegas e professor;

Manejar de forma produtiva as críticas, opiniões e sugestões suscitadas pelos colegas e professor

Aula dialógica-interativa com os alunos apresentando seus resultados

 

Debates sobre as apresentações dos colegas. (críticas, opiniões e sugestões)

 

Orientações para ajustes nos produtores construídos.

Acompanhamento do desenvolvimento da atividade.

 

Participação das discussões suscitadas pelo grupo

2 semanas

 

Apresentação final do produto para a comunidade

Utilizar softwares específico para editar os produtos construídos, explorando os recursos multimídias disponíveis para apresentação final do projeto

Apresentação final do projeto a comunidade

Não cabe

1 semana

 

PLANO DE ESTUDOS – ANO LETIVO DE 2020
TURMA: 9º ano – DISCIPLINA: Ciências/Química – Prof. Maria Carolina

 

 

 


 
 

 1º Colegial

 TURMA: 1º Ano  Ensino Médio  – DISCIPLINA: Redação  –  Professora: Maria do Carmo

 

 

 

 

 

 

 

2º Colegial

TURMA: 2°ano do Ensino Médio– DISCIPLINA: Química

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Colegial
 

 

PLANO DE ESTUDOS 1ª ETAPA – ANO LETIVO DE 2019
TURMA: 3º Série Ensino Médio– DISCIPLINA: Literatura – Professora Magda Janaina Martins Araujo 

 

 

 

 

  

 

 

CEPRA - Anderlini e Monti
Rua João Vieira de Mello, 45 - CEP 18608-144
Vila Nossa Senhora de Fátima - Botucatu/SP
Fones: (14)3815-2500 | 3815-5845