Planejamento do Professor
Aulas
Planos de Ensino 2ª Etapa (em breve)
Planos de Ensino 3ª Etapa (em breve)
Recuperação
Recuperação 1ª Etapa (em breve)
Recuperação 2ª Etapa (em breve)
Recuperação 3ª Etapa (em breve)
Instituição
- 1. HISTÓRICO INSTITUCIONAL E PROPOSTA PEDAGÓGICA
O Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini, situado à Avenida Leonardo Villas Boas, 351 – Vila Botucatu, Botucatu – SP, nasceu em 1982, fruto de um sonho de seu idealizador Professor Reinaldo Anderlini.
Nessa época, a escola chamava-se Colégio São Judas Tadeu e oferecia o ensino básico da educação infantil e ensino fundamental I. já em 1983, o Colégio foi autorizado a oferecer o ensino fundamental II e médio.
O falecimento do professor Reinaldo Anderlini não interrompeu seu sonho de construir uma escola. O Colégio São Judas Tadeu deixou de existir para homenagear o seu construtor, recebendo assim o nome de CEPRA – Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini, em sua memória.
Em 1990, década de profundas mudanças globais e num contexto de fim da bipolaridade da Guerra Fria, momento em que se elevaram o espírito da solidariedade, liberdade e democracia, a escola, em constante diálogo com as questões globais, filia-se a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Desde então, o projeto pedagógico da Escola está diretamente relacionado com os valores disseminados pela UNESCO, e por esse motivo é referência no município quando se trata de inclusão de educandos com necessidades especiais.
É reconhecido pela Rede Pitágoras – sistema educacional utilizado – com as melhores práticas pedagógicas entre as escolas que fazem parte da rede. Seus alunos são selecionados para o balé do Bolshoi, ganham campeonatos de KungFu na China, são vitoriosos no campeonato nacional de lançamento de foguetes, além das aprovações nos melhores vestibulares do país.
Atualmente o projeto pedagógico do CEPRA tem o compromisso de criar condições para que os educandos construam com corações livres de ódio e intolerância a consciência de sí, o relacionamento com o outro e a transcendência, ainda que permaneça um tempo mínimo na escola, queremos que nela ele aprenda a/o:
- Necessidade do questionamento;
- Alegria da descoberta;
- Valor da crítica consequente;
- Coragem da denúncia;
- Poder a ação;
Baseado numa pedagogia sócio interacionista a escola utiliza como norteador curricular o Sistema Pitágoras e o Método Augusto Cury da Escola da Inteligência, junto com seus valores educacionais, de modo que, as finalidades educativas da escola se dividem em três conjuntos de valores:
1 – Consciência de sí:
É o ponto de partida para o crescimento global do educando, momento também em que ele aceita a sua condição humana. Essa consciência se divide em três níveis: Físico, Emocional e Intelectual. Desta maneira, a primeira finalidade educacional da escola tem por objetivos específicos:
- A compreensão do corpo como parte integrante da natureza, como manifestação da vida;
- A identificação com o próprio corpo – atenção, percepção, aceitação e valorização;
- A percepção da importância do condicionamento físico, da energia e da vitalidade;
- A valorização dos sentimentos;
- Livre expressão;
- A compreensão da atividade intelectual como forma de processamento da experiência e alcance de estágios cada vez mais aprimorados de desenvolvimento;
- A organização e a compreensão da sua própria experiência, definido a partir de metas e programas;
- A recombinação e o relacionamento global dos dados de sua experiência de forma a criar novas respostas;
2 – Relacionamento com o outro:
É de extrema importância no processo pelo qual os educandos se ajudam a crescer. Assim, de acordo com esta finalidade a escola se propõe a criar condições para que eles possam:
- Perceber a importância do relacionamento como fator de crescimento;
- Desenvolver formas efetivas de comunicação, expressando e discutindo com clareza processos e resultados de sua própria experiência;
- Admitir que outros possam, ter e expressar, ideias e valores diferenciados;
- Serem flexíveis, considerando controvérsias como oportunidade de desenvolvimento;
- Perceber sua responsabilidade social, compreendendo que as suas ações individuais refletem os outros;
- Compreender a importância do trabalho como meio de aquisição de recursos materiais para garantir a vida das pessoas;
3 – Transcendência
A terceira finalidade se relaciona com o desenvolvimento pessoal, cuja meta do processo educacional, traduz-se na compreensão profunda da essência da vida. Assim, nós propusemos aos educandos experiências que favoreçam à:
- Compreensão do ser vivo como único e integrante de um todo;
- Encontro da pessoa com a sua razão de ser e com a razão de ser de cada coisa;
- Reconhecimento de que o homem é potencialmente um ser ilimitado;
Desse modo, a nossa proposta pedagógica de desenvolvimento humano é pautada no principio da equidade e alteridade, de forma que ao desenvolver cada uma dessas dimensões, o educando se desenvolva como um ser humano autêntico e autônomo para viver em sociedade;