Maratona simula CEPRA-Pitágoras O projeto pedagógico “Maratona simula CEPRA-Pitágoras” é uma iniciativa criada pela escola CEPRA – Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini com o objetivo de dinamizar o processo avaliativo na escola. • Desenvolver atividades dinâmicas e diferentes que possam oferecer aos alunos novas situações-problemas; • Realizar a divulgação da Maratona nas salas de aula do ensino médio; MARATONA 2015
Apresentação
Em parceria com o sistema de ensino Pitágoras, a escola recebeu no ano de 2011 uma coleção de cadernos com exercícios que simulam questões de vestibulares e ENEM.
Diante desta situação, a escola, preocupada em dinamizar suas atividades pedagógicas e com o objetivo de trabalhar junto ao aluno e ao professor o material “Simula” de forma a obter resultados satisfatórios no processo de ensino-aprendizagem, criou a “Maratona simula” que, consiste em dividir os alunos em grupos para resolver as questões propostas no material.
Desta forma, as atividades ocorrerão em uma semana (de terça à sexta) com um horário especial, em que os alunos reunidos em grupos sob orientação de um professor, participarão da maratona.
Neste projeto, o professor assume a função de mediador que estarão resolvendo as questões pertinentes à sua disciplina, ao final de uma 1 h e 30 min., cada grupo irá entregar o gabarito das questões solucionadas para a correção.
Essas atividades também substituirão a semana de provas bimestrais da escola e por isso serão avaliadas com peso quantitativo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).
Como os cadernos de questões do simula trazem gabarito ao fim das questões, o mesmo será lacrado, podendo o grupo romper o lacre somente ao final da maratona para comparar as soluções das questões resolvidas.
A escolha dos componentes dos grupos será feita pelos professores, de modo que o critério utilizado será o da sociabilidade entre os alunos que não tenham muitas afinidades, e também de alunos que apresentam déficit de aprendizagem que irão estar juntos com alunos que tenham uma desenvoltura melhor em sala de aula.
O principal objetivo deste projeto é trabalhar as competências e habilidades dentro do grupo, com integrantes que apresentam mais diferenças do que semelhanças.
Objetivos:
• Trabalhar os eixos cognitivos do ENEM a fim de melhorar as habilidades e competências necessárias para os novos processos seletivos de entrada nas universidades;
• Trabalhar as situações-problemas em grupo, de modo que assim melhore a confiança dos alunos na resolução das questões, contribuindo para melhorar as discussões no grupo;
• Estabelecer o senso de equipe e liderança;
• Construir a relação professor-aluno sendo o professor não um detentor do conhecimento, mas um orientador dessas atividades;
Procedimentos metodológicos:
• Marcar reunião com os professores para repassar as informações e tirar as possíveis dúvidas;
• Organizar o horário das aulas para a maratona e divulgar aos alunos;
• Montar os grupos que irão fazer parte da maratona, cada grupo na sua sala e na sua turma;
Público-Alvo:
Alunos do ensino médio da escola CEPRA;