- 1. HISTÓRICO INSTITUCIONAL E PROPOSTA PEDAGÓGICA
O Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini, situado à Avenida Leonardo Villas Boas, 351 – Vila Botucatu, Botucatu – SP, nasceu em 1982, fruto de um sonho de seu idealizador Professor Reinaldo Anderlini.
Nessa época, a escola chamava-se Colégio São Judas Tadeu e oferecia o ensino básico da educação infantil e ensino fundamental I. já em 1983, o Colégio foi autorizado a oferecer o ensino fundamental II e médio.
O falecimento do professor Reinaldo Anderlini não interrompeu seu sonho de construir uma escola. O Colégio São Judas Tadeu deixou de existir para homenagear o seu construtor, recebendo assim o nome de CEPRA – Centro Educacional Professor Reinaldo Anderlini, em sua memória.
Em 1990, década de profundas mudanças globais e num contexto de fim da bipolaridade da Guerra Fria, momento em que se elevaram o espírito da solidariedade, liberdade e democracia, a escola, em constante diálogo com as questões globais, filia-se a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Desde então, o projeto pedagógico da Escola está diretamente relacionado com os valores disseminados pela UNESCO, e por esse motivo é referência no município quando se trata de inclusão de educandos com necessidades especiais.
É reconhecido pela Rede Pitágoras – sistema educacional utilizado – com as melhores práticas pedagógicas entre as escolas que fazem parte da rede. Seus alunos são selecionados para o balé do Bolshoi, ganham campeonatos de KungFu na China, são vitoriosos no campeonato nacional de lançamento de foguetes, além das aprovações nos melhores vestibulares do país.
Atualmente o projeto pedagógico do CEPRA tem o compromisso de criar condições para que os educandos construam com corações livres de ódio e intolerância a consciência de sí, o relacionamento com o outro e a transcendência, ainda que permaneça um tempo mínimo na escola, queremos que nela ele aprenda a/o:
- Necessidade do questionamento;
- Alegria da descoberta;
- Valor da crítica consequente;
- Coragem da denúncia;
- Poder a ação;
Baseado numa pedagogia sócio interacionista a escola utiliza como norteador curricular o Sistema Pitágoras e o Método Augusto Cury da Escola da Inteligência, junto com seus valores educacionais, de modo que, as finalidades educativas da escola se dividem em três conjuntos de valores:
1 – Consciência de sí:
É o ponto de partida para o crescimento global do educando, momento também em que ele aceita a sua condição humana. Essa consciência se divide em três níveis: Físico, Emocional e Intelectual. Desta maneira, a primeira finalidade educacional da escola tem por objetivos específicos:
- A compreensão do corpo como parte integrante da natureza, como manifestação da vida;
- A identificação com o próprio corpo – atenção, percepção, aceitação e valorização;
- A percepção da importância do condicionamento físico, da energia e da vitalidade;
- A valorização dos sentimentos;
- Livre expressão;
- A compreensão da atividade intelectual como forma de processamento da experiência e alcance de estágios cada vez mais aprimorados de desenvolvimento;
- A organização e a compreensão da sua própria experiência, definido a partir de metas e programas;
- A recombinação e o relacionamento global dos dados de sua experiência de forma a criar novas respostas;
2 – Relacionamento com o outro:
É de extrema importância no processo pelo qual os educandos se ajudam a crescer. Assim, de acordo com esta finalidade a escola se propõe a criar condições para que eles possam:
- Perceber a importância do relacionamento como fator de crescimento;
- Desenvolver formas efetivas de comunicação, expressando e discutindo com clareza processos e resultados de sua própria experiência;
- Admitir que outros possam, ter e expressar, ideias e valores diferenciados;
- Serem flexíveis, considerando controvérsias como oportunidade de desenvolvimento;
- Perceber sua responsabilidade social, compreendendo que as suas ações individuais refletem os outros;
- Compreender a importância do trabalho como meio de aquisição de recursos materiais para garantir a vida das pessoas;
3 – Transcendência
A terceira finalidade se relaciona com o desenvolvimento pessoal, cuja meta do processo educacional, traduz-se na compreensão profunda da essência da vida. Assim, nós propusemos aos educandos experiências que favoreçam à:
- Compreensão do ser vivo como único e integrante de um todo;
- Encontro da pessoa com a sua razão de ser e com a razão de ser de cada coisa;
- Reconhecimento de que o homem é potencialmente um ser ilimitado;
Desse modo, a nossa proposta pedagógica de desenvolvimento humano é pautada no principio da equidade e alteridade, de forma que ao desenvolver cada uma dessas dimensões, o educando se desenvolva como um ser humano autêntico e autônomo para viver em sociedade;