Na Aula Prática os alunos tem a oportunidade de visualizar ferramentas e produtos da Cartografia.
Analisam Cartas Planialtimétricas tanto do IBGE como do IGC, identificam suas informações pela Legenda e comparam as Escalas.
Manejam imagens de satélite, impressas em formato pancromático e colorido, tento a oportunidade de identificar detalhes de locais conhecidos, como a Represa de Barra Bonita, Distrito de Vitoriana, Rio Bonito e a área urbana de Botucatu.
Aprendem princípios da Fotogrametria e tem pela primeira vez a possibilidade de reconhecer imagens em 3D através da estereoscopia. Ela é treinada em estéreos par e na sequencia o aluno reconhece o relevo da Cuesta de Botucatu em 3D e pelas saliências do relevo e aprende a arte da fotogrametria de desvendar e descrever as superfícies.
Em grupos eles fazem um trabalho de identificação da área em um polígono aleatório junto a Mesa Digitalizadora, projeto piloto desenvolvido pela UNESP de Botucatu na década de 1980.
A aula é transferida para o ambiente aberto onde os alunos aprendem a efetuar as leituras de altitude, latitude e longitude junto a um receptor GPS.