Comissão de Ajuda
Em 1998 na Escola da Ponte, criaram a “comissão de ajuda” que tem como objetivo substituir o velho e ineficaz castigo pelo “refletir”. O objetivo é fazer as crianças felizes. O poeta José Jorge Letria em seu livro A cidadania explicada aos jovens e aos outros, diz-nos que, todos os dias fazemos coisas que têm a ver com cidadania. Que uma pessoa só é bom cidadão quando tem capacidade para se orientar pelos direitos e deveres que estão nos documentos como a Constituição da Republica. A solidariedade é uma maneira de ser cidadão. Assim cidadania é uma forma de participar na vida coletiva e de saber ter consciência para melhorar a vida dos outros.
Partindo desse estudo, a partir desse semestre, quando necessário, vamos instaurar na sala de aula a comissão de ajuda para resolver os problemas de indisciplina da turma, onde os próprios alunos irão debater refletir e apontar soluções, junto ao seu professor padrinho de turma, que já existe. Será feito uma ata e com isso, vamos escrever uma nova historia de ensino a cidadania na escola.
A função do padrinho de turma é:
• Acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos,
• Organizar o mapa de sala quando necessário,
• Discutir com os alunos, junto ao coordenador e a comissão de ajuda em assembléia, os problemas da sala procurando solucioná-los,
Lista dos padrinhos de sala: